Nesta matéria, destacamos iniciativas com foco em inovação de diversos players do mercado de embalagens
Por Elen Nunes / Editado por Flavius Deliberalli
Extremamente relevante para a economia nacional, a Páscoa é responsável por gerar milhares de empregos e chega a movimentar o setor com até um ano e meio de antecedência. Para 2022, a indústria do chocolate abriu mais de 8.500 vagas de empregos temporários, sendo contratações diretas e indiretas – tanto em fábricas quanto em pontos de venda.
Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), neste ano, os associados levam às gôndolas 399 itens para a data, com aumento de 58% nas novidades, entre eles novas parcerias, formatos, sabores e combinações de produtos.
De acordo com a entidade, a produção da Páscoa de 2022 ainda está em andamento, mas com relação a 2021, as indústrias produziram cerca de 9 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, o que demonstra uma leve recuperação e crescimento de 6% na produção comparado a 2020.
Diminuir o volume dos resíduos gerados numa data com produção sazonal tão expressiva – a grande maioria embalagens de uso único – é um imenso desafio. Mas há marcas que, neste ano, prometem apresentar soluções que foram desenvolvidas não só para acondicionar os sensíveis ovos de chocolate, preservando seu sabor, textura e formato, mas também considerando reduzir o impacto no meio ambiente. Vamos conhecer?
Nugali: solução de embalagem com filme 100% biodegradável
A novidade da Nugali Chocolates para a principal data do setor é uma das primeiras embalagens biodegradáveis do país. A iniciativa rendeu à marca catarinense o certificado Lixo Zero e o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “O principal atributo sustentável é esta embalagem decompor-se completamente em dois anos. Embalagens de chocolate raramente podem ser recicladas e levam muitas décadas para degradar-se. É uma solução inédita que consegue garantir qualidade ao produto sem poluir. Foram mais de dois anos de desenvolvimento, com testes em diferentes condições, para garantir que a embalagem biodegradável protegeria os produtos durante toda a sua vida de prateleira. Desde 2021, o mesmo composto é usado nas barras de chocolate Nugali”, ressalta Ivan Blumenschein, diretor de produção da Nugali Chocolates.
A embalagem foi concebida pela Polo Films e desenvolvida em conjunto com a Sulprint, empresa de Santa Cruz do Sul (RS), utilizando BOPPBio, filme 100% biodegradávei da linha sustentável GREENFLEX®. “O filme utilizado foi escolhido por manter as mesmas propriedades já atendidas pelo filme tradicional, porém agora na versão biodegradável. Ou seja, levando uma estrutura 100% sustentável que mantém a qualidade do produto alinhada à estratégia da empresa”, explica Rogério Hillesheim, gerente comercial da Sulprint Embalagens.
Segundo a Sulprint, as folhas de ovos em BOPPBio tem como funcionalidade principal se decompor em ambiente anaeróbio gerando água, dióxido de carbono, biomassa e metano, visando decomposição prevista em 7 anos diretamente no aterro sanitário. A degradação não gera micropartículas de plástico e, além disso, pode ser reciclada nas mesmas condições de uma embalagem convencional.
Na Nugali, todas as barras de chocolate são embaladas com papel kraft e polímeros biodegradáveis desde o ano passado. A linha de Páscoa da marca, que é signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), utilizou ainda papel-cartão da APP-International, impressos pela MKM, de Brusque (SC).
Dengo: embalagem de papel compostável derivada da casca da semente do cacau
A Dengo embalou esse ano a linha Ovos Clássicos e a linha Cafuné (infantil), com Cocoa Paper, o papel de cacau, que é derivado da casca da semente do cacau (cerca de 20% do fruto), resultando em papel de alta qualidade, textura natural e estética única. Desta forma, é um produto 100% compostável. O Cocoa Paper é livre de PFOAs, PFOA, PFOS e pode ser descartado no lixo orgânico (testado EN 13432).
A empresa também aplicou conceito de economia circular, onde as cascas do cacau da produção do chocolate são usadas para criar papel compostável que se decompõe após o uso e ressalta que é a primeira marca no Brasil a usar essa tecnologia. “A sustentabilidade é um dos pilares da Dengo. Temos o ESG intrínseco na marca. O Cocoa Paper é o início deste projeto. Com ele conseguimos aproveitar ainda mais o cacau, evitando desperdício. A Páscoa é a principal época do ano para nós, sendo a oportunidade perfeita para apresentar essa tecnologia ao nosso público. O resultado são embalagens lindas na linha de Ovos Clássicos e biodegradáveis”, ressalta Estevan Sartoreli, CEO e co-fundador da Dengo Chocolates.
A Dengo apresenta também a linha de ovos Quebra-Quebra que acompanha tecidos produzidos artesanalmente por costureiras como embalagem, onde cada estampa representa o sabor do ovo, além de remeter à Mata Atlântica. A proposta da linha também é norteada pela redução do uso de plástico, apresentando um item reutilizável, que podem ser empregados como jogos americanos, lenços de cabelo e, até mesmo, como decoração da casa.
Ibratec: design sustentável para a linha Dreams da Cacau Show
A campanha de Ovos de Páscoa da Linha Dreams da Cacau Show foi produzida pela Ibratec Indústria de Embalagens que já se posiciona como gráfica de embalagens sustentáveis. De acordo com a empresa, para esse projeto, o desenvolvimento seguiu três pilares para alcançar o baixo impacto ambiental: o eco design, que favorece maior aproveitamento do substrato com menor perda e desperdício de materiais; design para a reciclagem para facilitar a operação industrial dos recicladores – a embalagem não possui nenhum elemento que não seja reciclável; e embalagem circular, atendendo a economia circular, podendo ser facilmente identificada para a coleta pelas cooperativas e promovendo o reaproveitamento e o reuso das fibras ao longo da cadeia.
“A Páscoa é mais uma importante sazonalidade de mercado que abre espaço de oportunidade para o uso de embalagens sustentáveis de ‘base fibrosa’. A caixa dos ovos Dreams consegue entregar funcionalidade e estética sendo sustentável. Livre de materiais plásticos é 100% fonte renovável, reciclável e quando descartada erroneamente nos aterros, biodegrada-se como matéria orgânica em até 6 meses”, considera Paulo Bernardino, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação de embalagens da Ibratec.
A fabricante de embalagens informou ainda que o substrato utilizado foi o papel-cartão Super 6, fabricado pela Suzano e certificado pelo FSC, que na impressão das artes foram utilizadas tintas compostas por 80% de fontes renováveis e que as aparas geradas durante os processos de conversão da embalagem são enviadas totalmente para a reciclagem.
WestRock e Mondelez: novo formato de exposição dos ovos de Páscoa
Por fim e não menos importante, destacamos ainda a parceria entre WestRock e Mondelez, recentemente publicada aqui no portal Conecta Verde.
O projeto deve se tornar tendência e contempla, pela primeira vez, grande parte dos ovos de Páscoa da Lacta expostos em displays Shelf Ready Packaging, ou seja, fora das tradicionais parreiras de ovos de chocolate.
As novas embalagens contam com divisórias que separam os ovos de chocolate, prontas para serem retiradas do caminhão e expostas nos pontos de venda, podendo ser dispostas em sobreposição, formando colunas e protegendo os ovos de quebras e perdas durante o manuseio.
Com a eliminação da embalagem secundária, somente para transporte, a solução também melhorou sua sustentabilidade ao reduzir a quantidade de matéria prima e insumos empregados, como água, eletricidade e CO2, além da geração de resíduos.
“A embalagem pronta para prateleira, com impressão em alta definição é mais vantajosa que as parreiras em diversos aspectos: traz mais praticidade ao consumidor, visibilidade à marca e aumenta a percepção de valor do cliente além da potencial redução de plástico dos ganchos para parreira. Acreditamos que esse projeto será uma tendência para as próximas Páscoas”, avalia Thiago Santos, gerente de vendas Enterprise da WestRock Brasil.
Mudanças são sempre bem-vindas
De fato, as questões que envolvem a sustentabilidade precisam ser consideradas e repensadas a cada novo projeto de embalagem. Especialmente em datas sazonais, cujo descarte é quase que instantâneo, se faz necessário um cuidado ainda maior com o desenvolvimento de cada embalagem. Ainda que o avanço pareça tímido, ele existe e constatamos nessa matéria através de iniciativas que compreendem, além da transformação do consumo, a necessidade emergencial do planeta e a parcela de responsabilidade de cada um com mudanças.
As empresas que ainda não se movimentaram nesse sentido, precisarão ajustar-se o quanto antes para atender às demandas cada vez maiores dos consumidores, investidores e do próprio mercado. O que também representa uma oportunidade sem precedentes para soluções inovadoras que viabilizem essas mudanças.
E que a cada data comemorativa possamos ver mais e mais marcas colocando em prática as teorias.