Publicidade

Conecta Verde

Fórum ABRE de Sustentabilidade: inspirar e engajar a indústria de embalagens

Compartilhar

Programação do evento, que será realizado nos dias 24 e 25 de abril, destaca conteúdos relevantes, cases de sucesso e soluções inovadoras

Por Elen Nunes / Edição Flavius Deliberalli

O Fórum ABRE de Sustentabilidade está chegando. Confirmado para os dias 24 e 25 de abril, no Vila dos Ipês (Avenida Mofarrej, 1505 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP), o evento reunirá empresários e especialistas para discutir um futuro mais sustentável para o setor.

Em uma entrevista exclusiva ao portal Conecta Verde, mídia parceira do evento, Raquel Elias, gerente de marketing, da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), falou sobre as expectativas da entidade e revelou detalhes sobre a programação.

Confira:

1- Quais as principais novidades da edição desse ano?
Com uma curadoria de temas que vão da apresentação de cases sobre a jornada de sustentabilidade de importantes empresas à painéis com iniciativas do poder público, programas de coleta seletiva e educação dos consumidores, o Fórum ABRE de Sustentabilidade apresentará cerca de 30 diferentes palestrantes.

2- Em termos de conteúdo na programação, quais são os grandes diferenciais desta edição?
Das empresas que apresentarão seus cases, destaques para a “Jornada de Sustentabilidade no desenvolvimento de embalagens da Beiersdorf”, apresentada por Rafael Alan Silveira, head de desenvolvimento da empresa; e “Inovação e Sustentabilidade na estratégia de Circularidade da Coca-Cola”, apresentada por Rodrigo Brito, diretor de Sustentabilidade para o Brasil e Cone-Sul da marca. O evento trará também estudos, como a Box 1824, que apresentará a pesquisa “Como o comportamento dos consumidores tem passado por transformações”, além de Claudia Pires, da So+Ma, que trará a “Ciência do Comportamento para uma agenda positiva”. Na programação internacional, destaque para Tim Breker, co-fundador e diretor geral da Vytal, que falará sobre reuso de embalagens na palestra “Unlocking the economic value of reusable packagin”. Ernst Krottenorfer, sócio e gerente da Circular Analytics, falará sobre a legislação europeia em “European Legislation – Packaging – Fit for 2030”. Já Thomas Reiner, CEO da Berndt e Partner Group, apresentará uma perspectiva mundial em “Global Perspective: challenges and next steps”. Tim Syker, da Packaging Europe, discorrerá sobre tendências em “Sustainable Packaging Trends”. E John Ryan, diretor internacional de P&D da Kraft Heinz, apresentará “Avanços da Reciclagem Avançada”.

Entre os painéis, “Educação e Engajamento do consumidor para o descarte” terá representantes da Phisália, Flormel, Mundo Verde, Grupo Dia e Conexão S.A., e “Programas de coleta seletiva e educação da população para fortalecer a reciclagem”, com o Espaço Urbano e Munícipios, que contará com a presença de Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis, cidade onde nasce o Rio Tietê, e da Prefeitura de Benevides, no Pará, além da gestora de projetos Roseli Barbosa, que também participará de outra palestra, em conjunto com Sergio Talocchi, gerente de Cadeias Sustentáveis da Natura.

3- Nas edições do Fórum há um tema escolhido. O tema deste ano é “Juntos por uma agenda positiva para a cadeia de consumo”. Qual é a mensagem que este tema quer passar e como o conteúdo da programação está dividido para contemplá-lo?
A mensagem do evento é sobre trazer perspectivas que ajudem a consolidar os caminhos e entendimentos sobre como podemos escalar e acelerar a circularidade em embalagens nas cadeias de consumo e em nossa sociedade. Teremos interlocutores do Brasil e do mundo com cases que mostram esse avanço da agenda de circularidade, trazendo a percepção do consumidor sobre o tema, ferramentas com o propósito de fomentar o engajamento, projetos municipais que trazem soluções integradas e que visam o desenvolvimento de todos os elos, a agenda regulatória Brasil e Europa e, por fim, novos modelos.

4- Qual é objetivo que a ABRE almeja com a edição 2024 do Fórum? O que pretendem despertar ou instigar na indústria de embalagens?
O objetivo é inspirar e engajar a indústria de embalagens. Ao reunir conteúdos relevantes, cases de sucesso e soluções inovadoras, o evento visa estimular a troca de ideias e experiências entre os participantes. Espera-se que as discussões e provocações apresentadas ao longo dos dois dias de evento incentivem o avanço de projetos que envolvam os consumidores. A realização do evento de forma 100% presencial reforça o compromisso da ABRE em proporcionar um ambiente propício ao networking e à colaboração, essenciais para impulsionar a indústria.

Mais informações:

Fórum ABRE de Sustentabilidade
www.abre.org.br/forum-sustentabilidade/

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados