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Danone renova sua jornada sustentável no Brasil e acelera frente de circularidade

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Companhia apresenta novas iniciativas desenvolvidas localmente para alcançar os compromissos globais de transição para a economia circular em sua cadeia de valor

Editado por Flavius Deliberalli

Para acelerar a transição rumo a uma economia cada vez mais circular e com um sistema de embalagens de baixo carbono, a Danone Brasil realizou um evento na sede do Pimp My Carroça, no último dia 2 de abril, em São Paulo (SP). Na oportunidade, a empresa anunciou a reestruturação de sua jornada de sustentabilidade e novas iniciativas para alcançar a meta de 100% do portfólio reciclável no Brasil até 2030.

“Como parte da nossa estratégia global de geração de valor Renew Danone, lançamos nossa Jornada de Impacto em torno de três pilavres com maior potencial de impacto nos próximos anos. Eles representam as transformações que queremos ver no mundo para:  Promover Saúde, Regenerar a Natureza, e Desenvolver Pessoas & Comunidades. Definir essas prioridades traz ainda mais transparência às nossas metas e foca onde podemos gerar mais valor. Tudo isso está fundamentado em nossa essência ‘Tudo de Bom, Tudo de Bem’ e em nosso compromisso como Empresa B”, explica Patricia Levy, diretora de pesquisa e inovação da Danone Brasil.

No âmbito da economia circular, a empresa destacou a reformulação de sua atuação no Brasil para acelerar sua contribuição local com os compromissos e metas globais que guiam sua Jornada de Impacto.

“Estamos em uma jornada para que nossas embalagens sejam 100% reutilizáveis. Hoje, 100% das nossas garrafas de iogurtes já são recuperadas e temos 80% do nosso portfólio reciclável no Brasil. Queremos oferecer embalagens com cada vez menos plástico, mantendo a qualidade de nossos alimentos e a nossa responsabilidade ambiental”, detalha Scheilla Montanari, gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

Além de alcançar a meta de 100% de embalagens recicláveis até 2030, a companhia também tem o compromisso de reduzir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040 (com redução de 30% até 2030), e liderar o desenvolvimento de sistemas de coleta eficazes para recuperar o máximo de plástico até 2040. Hoje, 100% das garrafas de iogurtes da empresa, produto que representa o maior volume de produção, já são recuperadas.

Para atingir as metas de circularidade localmente, a Danone informou que atua nas frentes de design de embalagens, recuperação de materiais recicláveis e doação de alimentos.

A empresa informou também que um de seus principais projetos está sendo desenvolvido em parceria com a Yattó, startup especializada em soluções de reciclagem de materiais complexos. “Para avançar no compromisso de utilizar matérias-primas mais sustentáveis estamos trabalhando juntos no desenvolvimento da cadeia do poliestireno (PS), um plástico flexível comumente utilizado hoje em bandejas de iogurtes por todo o mercado. O projeto já foi responsável por recuperar 30 toneladas de PS só em 2023 e se mostrou escalável, impactando mais de 14 cidades em quatro Estados do Brasil”, detalha Scheilla Montanari.

Ao lado do movimento Pimp My Carroça, a Danone também apoia projetos exclusivos com catadores e catadoras de material reciclável para promover melhores condições de trabalho para os integrantes desse elo fundamental da cadeia. A parceria foi lançada no início de 2024, na campanha “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”, e está apoiando projetos que promovem melhores condições de trabalho, com investimentos voltados para infraestrutura, equipamentos e capacitação.

Patricia Levy, diretora de pesquisa e inovação da Danone Brasil
Scheilla Montanari, gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil
Marcelo Bronze, diretor de marketing da Danone Brasil
Leticia Tavares, diretora executiva do Pimp My Carroça

Além disso, a Danone também está investindo no programa Fermenta Impacto+ de inovação aberta, que é direcionado para implementação de soluções de startups de impacto positivo. No ano passado, a companhia selecionou, em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto. Nesse sentido, uma das startups selecionadas foi a Green Mining, que é especializada em tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção.

A respeito de novidades apresentadas no evento, o grande destaque foi a garrafa “Tudo de Bom, Tudo de Bem”, que foi desenvolvida através de uma parceria com catadores em workshops e visitas a cooperativas, em consonância com as metas da empresa para diminuir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040, com redução de 30% até 2030 e ter 100% de embalagens reutilizáveis nos próximos seis anos.

Assim sendo, foi retirado o pigmento branco dos garrafões, a fim de aumentar a reciclabilidade e o valor de reciclagem do material, gerando assim mais renda a catadoras e catadores. “O uso do PET transparente na embalagem de um dos produtos que representa o maior volume de produção da Danone Brasil, reafirma nosso compromisso com nossa Jornada de Impacto. A ausência de pigmento branco não é uma questão estética, mas uma estratégia para aumentar a reciclabilidade do material nas cooperativas, reforçando o apoio social da empresa a catadores de material reciclável. Para chegar a essa embalagem, investimos em pesquisas para garantir que as propriedades nutricionais e sensoriais do produto fossem totalmente preservadas”, explica Patrícia Levy.

Por fim, a empresa também reforçou a importância da campanha “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”, que ilustra o que é a Danone e o poder de transformar o mundo por meio da alimentação. “Essa é a nossa estratégia de negócio e a nossa jornada. Uma jornada que não é só nossa, por isso lançamos a campanha ‘Tudo de Bom, Tudo de Bem’, como um convite para que consumidores participem desse ciclo escolhendo alimentos saborosos e saudáveis, feitos dentro de um modelo de gestão sustentável e que reverterá parte do valor de sua compra em apoio aos projetos do Pimp My Carroça”, explica Marcelo Bronze, diretor de marketing da Danone Brasil.


Mais informações:

Danone
https://corporate.danone.com.br/

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