Publicidade

Conecta Verde

Indústria automotiva tem aumento de 40% na utilização de plásticos reciclados

Compartilhar

Estudo da PICPlast mostra que o setor vem aderindo ao material na fabricação dos componentes dos carros

Editado por Flavius Deliberalli

A indústria automotiva vem aderindo cada vez mais aos plásticos reciclados no projeto e fabricação de automóveis.

De acordo com o estudo “Monitoramento dos índices de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo no Brasil”, encomendado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) – iniciativa criada em 2013 pela Braskem, uma das maiores produtoras de resinas das Américas, e Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) – realizado pela consultoria MaxiQuim, a indústria automobilística consumiu, em 2022 (dados mais recentes), cerca de 65 mil toneladas de resinas plásticas pós-consumo recicladas, um aumento de cerca de 40% em comparação ao ano anterior, que atingiu 47 mil toneladas de plásticos reciclados.

“A utilização de plásticos na produção de autopeças já representa um grande avanço para o setor em termos de custos. Quando acrescentada a questão da utilização de plásticos reciclados, o valor agregado é ainda mais evidente, considerando a circularidade de produtos no setor automotivo”, explica Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do PICPlast.

Ainda conforme dados da MaxiQuim, até 2026 o mercado mundial de plásticos automotivos valerá até US$ 68,6 bilhões. Para efeito de comparação, em 2018 a cifra era de US$ 48,7 bilhões, um avanço de 41% no intervalo de oito anos. Já com relação ao material reciclado utilizado pela indústria, atualmente ele representa 4% a 5%, com previsão de chegar a 10% até 2030.


Mais informações:

PICPlast
www.picplast.com.br

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados