Publicidade

Onda Eco: sustentabilidade e acessibilidade como pilares

Compartilhar

Em entrevista exclusiva, fundadora da marca revela detalhes de produção das embalagens

 

Por Elen Nunes / Editado por Flavius Deliberalli

A Onda Eco, empresa de produtos de limpeza ecológicos, está em processo de expansão e chama a atenção por apresentar uma proposta que alia produtos sustentáveis com um processo de produção de embalagens baseado na reciclagem de plásticos a preços mais acessíveis.

Nesta entrevista exclusiva, Stefania Bonetti, CEO e fundadora da empresa, conta detalhadamente como funciona todo esse processo.

Leia agora:


1- “Limpa a casa. Não suja o planeta”. O slogan resume a proposta da Onda Eco, mas a gente quer saber os detalhes dessa iniciativa. Conta pra gente sobre quando a marca iniciou, como surgiu a ideia, quem criou, no que consiste e qual é o propósito?
O insight para a criação da Onda Eco veio da minha paixão pelos mares. Eu cresci navegando com os meus pais, me interessando pelo cuidado com a natureza. Aí, somei a vontade de empreender com propósito de fazer a diferença. É muito triste ver o ritmo em que a poluição marinha vem crescendo e, para mim, é muito claro que se queremos um futuro sustentável, é preciso um presente responsável. A Onda Eco é uma startup que usa tecnologia para desenvolver produtos de limpeza ecológicos e acessíveis. Entre os produtos, estão o sabão para lavar roupas, limpador multiuso, limpa vidro, lava louças, água perfumada e sabonete líquido para o corpo e roupas íntimas. Feitos a partir de ingredientes naturais, à base de plantas e biodegradáveis, nossos produtos são livres de fragrâncias sintéticas alergênicas, seguros para contato com a pele humana, pet friendly e veganos, além de terem uma composição não tóxica e serem embalados em plásticos retirados do oceano e litoral, para que as pessoas não sujem o meio ambiente enquanto limpam suas casas. A principal dor solucionada por nós é a de implementar a sustentabilidade no dia a dia, por meio de produtos de limpeza ecológicos que sejam acessíveis, cerca de 40% mais acessíveis comparado a outros produtos de limpeza ecológicos. Além disso, nossas fórmulas são 100% à base de plantas. A preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade se estende para todas as etapas da produção da marca, que também é credenciada com o selo do Sistema B, movimento global que mede ações de impacto socioambiental de empresas.

2- Vimos que a Onda Eco busca unir qualidade com acessibilidade. Como foi possível comercializar esse produto com valor mais acessível?
A Onda Eco nasceu com três grandes Ecos: Ecologia, Economia e Eco, de fazer eco e espalhar ideias do bem. Durante todo período de pesquisa e desenvolvimento dos produtos, a acessibilidade foi um fator chave, por isso investimos muito em pesquisa e desenvolvimento de formulações, buscando soluções de biotecnologia para entregar produtos de alto rendimento com valores competitivos a linhas convencionais. Além da estratégia de P&D focada em entregar acessibilidade, eu venho de uma atuação em indústrias nacionais e internacionais, tenho experiência em negociar matéria-prima com empresas do exterior e utilizar esse conhecimento para negociar compras de insumos estratégicos. Isso nos permitiu unir alta qualidade com valores acessíveis.

“Durante todo período de pesquisa e desenvolvimento dos produtos, a acessibilidade foi um fator chave, por isso investimos muito em pesquisa e desenvolvimento de formulações, buscando soluções de biotecnologia para entregar produtos de alto rendimento com valores competitivos a linhas convencionais”

3- As embalagens são feitas de plásticos retirados do oceano e litoral? Quem faz essa retirada e de que forma acontece?
Hoje nós trabalhamos com um parceiro que coordena toda a operação e consegue garantir uma rastreabilidade para o plástico da nossa cadeia. Nosso parceiro, a Clean Plastic, atua diretamente ou através de parceiros na coleta do lixo do litoral e zonas de risco no litoral e fazem a reciclagem de todo material. Temos também ONGs parceiras, como a Eco Local, que faz a limpeza de praias e zonas litorâneas e entregam este lixo para reciclagem. Após a reciclagem deste lixo, temos a resina que hoje é usada para soprar as embalagens da Onda Eco. Então, elas são 100% recicladas e 100% recicláveis, garantindo assim a economia circular.
Todo esse processo acontece em um único parceiro, ele recebe os lotes do lixo coletado, esse lixo passa por uma triagem, lavagem, é picado e depois vira flakes. Esses flakes passam por um processo de extrusão para transformação em resina. Essa resina nós compramos e sopramos as nossas embalagens.

4- A Onda Eco transforma essas embalagens em novas embalagens plásticas brancas?
A Onda Eco transforma embalagens plásticas em novas embalagens através da processo de reciclagem mencionado anteriormente, com nosso parceiro Clean Plastic. Mas também atuamos na ponta final da cadeia para garantir o descarte correto das nossas embalagens. Como elas são 100% recicladas e recicláveis, nós temos alguns pontos de coleta para receber embalagens vazias. Quando recebemos nossas embalagens vazias, entregamos elas para nosso parceiro voltar para linha de reciclagem e produzir novas embalagens Onda Eco. Se a pessoa não tiver acesso a um ponto de coleta, é importante o destino correto da embalagem para que ela seja reciclada.
Nossas embalagens também possuem o selo Eu Reciclo e são feitas  de plástico reciclado, retirado do litoral e dos oceanos. Realizamos a coleta de lixo através de parceiros e produzimos nossas embalagens a partir da resina do plástico coletado. Não somente nos preocupamos com o processo do começo ao fim, como incentivamos a economia circular. Além da reutilização, existem pontos de coleta para o retorno de nossas embalagens.

“Realizamos a coleta de lixo através de parceiros e produzimos nossas embalagens a partir da resina do plástico coletado. Não somente nos preocupamos com o processo do começo ao fim, como incentivamos a economia circular. Além da reutilização, existem pontos de coleta para o retorno de nossas embalagens”

 

5- Como funciona esse processo de transformação do plástico reciclado para novo plástico branco? É uma inovação no Brasil?
A cadeia de reciclagem no Brasil vem crescendo, mas não é uma inovação. Um grande desafio é garantir que o plástico seja descartado da maneira correta para que ele chegue a uma planta de reciclagem, pois hoje o índice de reciclagem no Brasil é muito baixo.


6- As embalagens podem ser novamente recicladas?
Sim, elas devem! E nós oferecemos pontos de coleta em Curitiba (PR) para ajudar a reforçar a mensagem. Clientes que levam as embalagens aos pontos de coleta ganham desconto em novas compras.

“Um grande desafio é garantir que o plástico seja descartado da maneira correta para que ele chegue a uma planta de reciclagem, pois hoje o índice de reciclagem no Brasil é muito baixo” 

7- Quais são os principais desafios que encontraram até aqui, para potencializar produtos com proposta de redução de impacto ambiental?
Conscientização: conscientizar, agir e trazer a solução. O conceito de limpeza ecológica ainda é pouco conhecido e muitas pessoas não sabem dos problemas que uma limpeza sustentável pode solucionar. Nós sempre falamos que se algo faz mal para natureza, certamente não vai fazer bem para os seres humanos.


8- Planos de expansão? Deseja mencionar outras iniciativas de destaque da marca?
Somos uma marca de Curitiba (PR), que após o sucesso das vendas nos supermercados do estado, entre eles as grandes redes locais como Festval e Muffato, está chegando às lojas físicas em São Paulo. Além de parcerias com redes de supermercados, inauguramos também um Centro de Distribuição local, para acelerar as entregas do e-commerce. A expectativa com a expansão é triplicar o faturamento da marca.

 


“O conceito de limpeza ecológica ainda é pouco conhecido e muitas pessoas não sabem dos problemas que uma limpeza sustentável pode solucionar. Nós sempre falamos que se algo faz mal para natureza, certamente não vai fazer bem para os seres humanos”


 

  

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados