Publicidade

Conecta Verde

As bioembalagens estiveram em pauta em evento do Conecta Verde

Compartilhar

Especialistas abordaram os desafios e possibilidades do setor que vem crescendo

Por Flavius Deliberalli

A Pocket Class Bioembalagens: inovação para soluções em embalagens realizada ontem pelo portal Conecta Verde, no Bendito Coworking em São Paulo, evidenciou que as bioembalagens são mais do que uma mera tendência. Elas já podem ser consideradas um passo importante na esteira de evolução do setor.

Produzidas a partir de materiais de fontes renováveis, como cana-de-açúcar, milho e fécula de mandioca, entre outros, as bioembalagens estão ganhando cada vez mais espaço em alguns nichos do mercado de embalagens, trazendo inovação e avanços tecnológicos, além de uma proposta de menor impacto ambiental.

“Nosso objetivo de conectar profissionais e especialistas do mercado de embalagens para discutir temas de alta relevância para o desenvolvimento do setor foi alcançado mais uma vez. É com certeza que afirmo que a Pocket Class Bioembalagens gerou insights importantes que vão contribuir de maneira muito positiva com o crescente mercado de bioembalagens”, analisa Elen Nunes, fundadora, editora e RP do Conecta Verde.

O mercado de bioembalagens: dados do setor, inovação, tecnologia e cases de sucesso

A programação da Pocket Class Bioembalagens: inovação para soluções em embalagens foi elaborada para mostrar aos participantes como este mercado promissor vem se desenvolvendo.

Ministrada por Thiago Spedo, diretor administrativo da Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem (ABICOM), por vídeo, a primeira aula expôs um panorama do setor, além de avanços dos biopolímeros no Brasil e no mundo e os desafios envolvendo a compostagem.

A sequência da programação foi contemplada com a apresentação de Emanuel Martins, diretor de produtos e inovação da Earth Renewable Technologies (ERT). Sob o tema “ERT: inovação em bioplástico e embalagem circular”, Martins falou sobre a atuação da empresa e das aplicações do bioplástico. Ao final, exemplificou com o Case de Sucesso da Sana Packaging.

Com o tema “Só ser BIO não basta”, Marcos Iorio, mentor e curador de inovação, ESG e economia circular, consultor pela Circoolar Projetos Regenerativos e vice-diretor do Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula), foi enfático ao falar sobre questões envolvendo a circularidade, o impacto ambiental, os microplásticos, e os inúmeros desafios relacionados à compostagem de embalagens e educação em massa.

A programação ainda teve uma surpresa: a participação especial de Letícia Méo, consultora em Sustentabilidade, ESG e marketing verde, que fez uma breve apresentação sobre comunicação de sustentabilidade e transparência.

Em continuidade ao evento, chegou a vez de Exequiel Berg, CEO da growPack, se apresentar. Dentre os tópicos principais de sua abordagem figuraram os desafios e oportunidades de produção de bioembalagens em escala e o portfólio de soluções oferecido ao mercado de embalagens.

A apresentação que encerrou o evento ficou a cargo de Domingos Jafelice, engenheiro químico, mestre em engenharia de materiais e consultor de projetos em economia circular e biopolímeros na Jafelice Consultoria. A explanação do especialista foi abrangente e considerou temas como a responsabilidade ambiental no âmbito dos biopolímeros, circularidade e linearidade das bioembalagens, desafios das bioembalagens no cenário ESG, a viabilidade econômica de produção, investimentos e o mercado de créditos de carbono, entre outros.

Após todas as palestras, os participantes e ministradores foram convidados para um coffee-break, com muito networking e interação.

“Evento maravilhoso! Conteúdo super pertinente sobre os desafios que temos com nossas embalagens e responsabilidades com o planeta. É importante termos espaços assim para esclarecer temas, aprender e conhecer iniciativas inspiradoras”, declara Marielle Prouvot, supervisora de R&I Packaging da Danone, que participou do evento.

A Pocket Class Bioembalagens: inovação para soluções em embalagens do Conecta Verde contou com o patrocíno master da Earth Renewable Technologies (ERT), apoio institucional da Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN)ABFLEXO – FTA Brasil – Associação Brasileira Técnica de Flexografia e Conversão Digital e Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem (ABICOM), além de apoio de divulgação do Instituto Foodservice Brasil e Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) .

Thiago Spedo, da ABICOM, se apresentando por vídeo
Marcos Iorio, especialista em design circular
Emanuel Martins, da ERT
Letícia Méo, consultora em Sustentabilidade, ESG e marketing verde
Exequiel Berg, da growPack
Domingos Jafelice, da Jafelice Consultoria
Coffee Break e networking após o evento
Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados