Contemplando a economia circular, blocos modulares produzidos com cerca de duas toneladas e meia de plástico reciclado estão sendo utilizados para a construção de moradias populares
Editado por Flavius Deliberalli
A TETO Brasil, que atua desde 2006 pela superação da pobreza por meio da construção de moradias e projetos de infraestrutura em favelas do Brasil, apresentou uma tecnologia de modo construtivo inovador durante o Festival Cidade do Futuro 2024, evento com foco em unir sustentabilidade e inovação para construção de cidades, empresas e projetos mais verdes, criativos e humanos, que foi realizado de 14 a 16 de março em São Paulo (SP).
Trata-se da casa sustentável, que é construída com blocos modulares 100% recicláveis e que valoriza a economia circular. “A promoção da dignidade é possível de forma rápida e colaborativa, se houver o apoio e investimento necessários. Além de todo aspecto ecológico e sustentável, esse método permite que as casas sejam entregues com maior agilidade e promove a ação conjunta de jovens voluntários e moradores de favelas precárias”, afirma Camila Jordan, diretora executiva da TETO Brasil.
A casa sustentável exposta na ocasião do evento era composta por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, totalizando 54m² e 4.900 blocos sustentáveis produzidos com plástico reciclado, semelhantes a um “Lego” gigante e representando quase 2 toneladas e meia de resíduos retirados da natureza.
Mais informações:
Festival Cidade do Futuro 2024
www.cidadedofuturo.com
TETO
www.teto.org.br