Publicidade

Conecta Verde

Rosset: sustentabilidade abaixo de zero

Compartilhar

Confira entrevista exclusiva que revela detalhes sobre a gelatobox®, premiada embalagem para sorvetes e afins

Por Elen Nunes / Editado por Flavius Deliberalli

A Gráfica Rosset foi um dos destaques do 22º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, realizado no último mês de setembro pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

A empresa foi uma das vencedoras na categoria Sustentabilidade com a gelatobox®, embalagem destinada ao acondicionamento de sorvetes e afins.

Confira entrevista exclusiva com Rafael Rosset, diretor da empresa, onde apresenta detalhes sobre a embalagem e ações para a diminuição do impacto ambiental.

Leia agora:

1- Conte-nos um pouco sobre a atuação da Gráfica Rosset.
A Gráfica Rosset iniciou suas atividades há 35 anos, fabricando embalagens para indústrias farmacêuticas, veterinárias e cosméticas. Com o passar dos anos, foi se especializando em contato alimentar e atualmente tem 80% da sua produção dedicada a este setor. Desde os primeiros anos a empresa desenvolve soluções e produtos customizados para as demandas dos clientes a partir da observação de oportunidades existentes no mercado, reunindo tecnologias de fabricação e matérias-primas diferenciadas.


2- Como tem chegado até vocês o aumento da demanda por embalagens mais sustentáveis? Quais os mercados onde percebem que essa solicitação é maior?
Nos últimos anos, o mercado de alimentos tem buscado substituir as embalagens de fontes fósseis por outras de origem sustentável e de fontes renováveis e, neste ponto, a Gráfica Rosset oferece várias soluções que atendem empresas de varejo, indústrias e restaurantes com entrega em domicílio. Dentre os produtos com maior destaque estão os potes de sorvetes (praticup®), gelatobox®, bandejas seladas para delivery (praticook®), bandejas para balcão quente de supermercados, além de soluções exclusivas que são fabricadas para segmentos como companhias aéreas e redes de cinemas (baldes de 5L de pipocas).

3- Quais mudanças a Gráfica Rosset tem feito com foco em sustentabilidade em seus processos e produtos?
Devido ao reconhecimento dos clientes com a vocação da empresa no desenvolvimento de embalagens sustentáveis, a Rosset tem direcionado os esforços da equipe de desenvolvimento para a redução do uso de revestimentos termoplásticos e a busca por matérias-primas com maior reciclabilidade dentro da cadeia do papelcartão.

4- Você acredita que o mercado gráfico está preparado e disposto a investir nessa transformação de consumo com foco em redução de impacto ambiental? Quais desafios percebe nesse sentido?
A Gráfica Rosset acredita que o mercado sempre seguirá o desejo dos consumidores e estes têm demonstrado reconhecimento e fidelizado as empresas com práticas sustentáveis.

 

“a Rosset tem direcionado os esforços da equipe de desenvolvimento para a redução do uso de revestimentos termoplásticos e a busca por matérias-primas com maior reciclabilidade dentro da cadeia do papelcartão”

 

5- A embalagem gelatobox® foi contemplada recentemente no Prêmio ABRE 2022, na categoria Sustentabilidade. Conta pra gente detalhes desse projeto. Como ele surgiu? Quais as características dessa embalagem que reduzem o impacto ambiental no planeta? Quem foram os fornecedores parceiros?
O gelatobox® foi desenvolvido para substituir as tradicionais caixas térmicas de isopor, que tem forte rejeição por parte dos consumidores e baixo índice de reciclagem por ser muito leve e ter grande volume aparente. É um recipiente isotérmico, feito totalmente em papelcartão. Ideal para acondicionar sorvetes, gelatos, açaís e sobremesas. Fabricado com matérias-primas de fontes renováveis, 100% reciclável e com forte apelo sustentável, foi desenvolvido com tecnologia inovadora que confere alto isolamento térmico. É totalmente impermeável e não vaza o conteúdo mesmo que o produto sofra degelo por completo. A base já vem pronta para uso com sustentação para espátula de sorvete e a tampa é de montagem simples e rápida. É fabricado em micro ondulado onda F e utiliza o conceito de isolamento térmico através da formação de coluna de ar, evitando a perda de temperatura do conteúdo para o ambiente. Sua construção é robusta e garante firmeza ao usuário na hora de porcionar o sorvete com a espátula. Sua estrutura reforçada garante ao consumidor final uma experiência adequada no transporte e permite que seja colocada e retirada do freezer diversas vezes.


6- O gelatobox® foi desenvolvido para qual finalidade?
O gelatobox® foi desenvolvido para atender os clientes de sorveterias e gelaterias que já compram há muitos anos nossos praticup® (potes em poli papel) e que desejam trocar os recipientes tradicionais de isopor por uma solução com apelo sustentável e ecologicamente amigável.

 

“O gelatobox® foi desenvolvido para substituir as tradicionais caixas térmicas de isopor, que tem forte rejeição por parte dos consumidores e baixo índice de reciclagem por ser muito leve e ter grande volume aparente”

 

7– A Gráfica Rosset tem outros produtos com atributos focados em sustentabilidade?
A Gráfica Rosset está sempre desenvolvendo novas embalagens e soluções para atender as demandas dos seus clientes e recentemente lançou a pratitray® e as Placas de Frios. São bandejas de papelcartão e Placas revestidas de verniz a base d’água, impermeáveis a gordura e umidade, para acondicionar carnes in natura, frios, queijos, frutas, verduras legumes, pães e todos os tipos de produtos que são acondicionados nas tradicionais bandejas de isopor nos supermercados. São embalagens recicláveis, compostáveis (compostagem doméstica) e biodegradáveis. Além destas descritas acima, a Gráfica Rosset lançou também uma linha completa de potes de papelcartão com barreira a gases e umidade (praticup®H) que podem acondicionar produtos sensíveis como iogurtes, requeijão, castanhas, snacks, salgadinhos entre outros.


8– Deseja citar outras ações com foco em sustentabilidade? Metas? Investimentos? Futuro?
A Gráfica Rosset está sempre buscando novas soluções em embalagens que utilizem matérias-primas de fontes renováveis, recicláveis e que possam substituir o uso de termoplásticos, alumínio, vidro e outras matérias-primas de fontes fósseis. Temos investido fortemente na área de embalagens para contato alimentar, especialmente na certificação da empresa para as normas mais exigentes (FSSC22000).

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados