Publicidade

Conecta Verde

Fórum Embalagem & Sustentabilidade 2022 debateu novas propostas de redução de impacto ambiental

Compartilhar

Organizado pelo Instituto de Embalagens, evento reuniu empresas de diversas setores para discutir soluções a respeito das embalagens


Editado por Flavius Deliberalli

Nos dias 28 e 29 de setembro, foi realizada a 15ª edição do Fórum Embalagem & Sustentabilidade, evento organizado e realizado pelo Instituto de Embalagens, com o objetivo de debater novas soluções de embalagens para um mundo melhor.

Estiveram presentes líderes e especialistas de diversas empresas, da indústria de bens de consumo, materiais e insumos para embalagens, além de representantes de companhias que têm foco na sustentabilidade para embalar seus produtos com menor impacto ambiental.

Ao longo dos dois dias do encontro, foram apresentados diversos painéis com temas variados e focados na embalagem, sustentabilidade e inovação.

O primeiro dia teve início com a participação da PepsiCo, por meio de Priscila Mazzarin, Global & Latam Packaging Sustainability Sr. Manager, que trouxe o tema “Packaging Positive Packaging”.

A Papirus, por sua vez, fez uma apresentação sobre a logística reversa e a gestão de créditos de reciclagem, com Christian Kroes, gerente de desenvolvimento de produto.

A Grendene apresentou um case sobre a nova embalagem de Melissa utilizando a ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV), com Carlos Barbosa, gerente de sustentabilidade da marca.

Já a DPA-Nestlé discorreu sobre uma iniciativa pioneira no segmento de iogurtes, o uso de embalagens 100% de PET PCR, enquanto a Better Drinks fez uma palestra sobre a água mineral Mamba Water disponibilizada 100% em latas de alumínio.

A BOBST apresentou sua jornada rumo à sustentabilidade, com Tove Dahlström, gerente regional de comunicação e marketing para a América Latina.

Já a CBA abordou a inovação em reciclagem pós-consumo das embalagens, com uma apresentação de Fernando Wongtschowski, gerente de marketing estratégico e inovação.

A Irani Embalagens destacou se modelo de gestão integrado e sustentável por intermédio de Leandro Farina, gerente de saúde, segurança, qualidade e sustentabilidade.

Tereza Montenegro, presidente da Coopervivabem, encerrou o ciclo de palestras do primeiro dia, trazendo uma reflexão para os brand owners: o desafio da cooperativa está nas embalagens que são recicláveis, porém de difícil comercialização, como as garrafas PET coloridas.

Já no segundo, a Henkel destacou seu compromisso no desenvolvimento de soluções de menor impacto ambiental em apresentação de Michelle Tenchella, gerente de sustentabilidade para a área de adesivos industriais.

A Valgroup ministrou palestra sobre inovação como elemento-chave para a economia circular de embalagens com Marlos Giuntini, diretor de inovação.

A Klabin discorreu sobre a sustentabilidade da floresta à embalagem, abordando ações do presente e visões para o futuro, através de André de Marco Bueno, gerente de desenvolvimento de novos produtos.

A Barilla explicou como reduziu o impacto ambiental da embalagem de massa ao transformá-la em monomaterial, utilizando somente papelcartão, através da apresentação de Fabiana Araújo, gerente de marketing.

Zita Krammer, gerente de sustentabilidade da Unilever, falou sobre a economia circular do plástico.

Isabela Malpighi, diretora da Johnson & Johnson, palestrou sobre o incentivo à circularidade e a implementação de resina PCR em embalagens.

Em sua vez, Anderson Liba, gerente de desenvolvimento de embalagens da Natura, argumentou sobre a redução de impacto ambiental nas embalagens para perfumaria.

Sergio Mota, gerente de marketing de produto da Suzano, fez uma abordagem sobre o futuro do papel, enquanto Amanda Santigado, coordenadora de marketing da Mantiqueira, compartilhou informações sobre a evolução das embalagens da marca no Brasil.

Por Fim, vale lembrar que esta edição do Fórum Embalagem & Sustentabilidade contou com o patrocínio da Ball, Bobst, CBA, Evertis, Henkel, Irani, Indorama, Klabin, Nitro, Novelis, Owens-Illinois, Papirus, Suzano e Valgroup.


Mais informações:

Instituto de Embalagens
www.institutodeembalagens.com.br

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados