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Beleza sustentável: marcas novas e consagradas mostram que é possível criar produtos de qualidade e diminuir o impacto ambiental

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Nesta matéria especial, saiba como as empresas estão fazendo para inovar e atender a demanda do consumidor mais antenado com embalagens e produtos menos agressivos ao meio ambiente

Por Elen Nunes / Editado por Flavius Deliberalli 

As exigências dos consumidores por marcas mais responsáveis e sustentáveis não são mais uma tendência, e sim um movimento em curso na Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Os conhecidos “cosméticos sustentáveis”, classificados assim por serem livres de toxinas (ou seja, sem parabenos e sem sulfatos), naturais, orgânicos, veganos ou livre do uso animal, têm como princípio serem produtos que durante seu ciclo de vida impactam de forma menos negativa no meio ambiente e valorizam o bem-estar animal, além de utilizarem matérias-primas renováveis.

Se de fato a alta procura por produtos de beleza limpa é uma realidade inclusive no Brasil, como caminha a questão das embalagens?

Na última edição da Semana Abihpec, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o tema sustentabilidade evidentemente foi debatido. Na ocasião, a instituição contou com a análise de institutos de pesquisas e de acordo com o Instituto Mintel, o consumidor se tornou mais crítico ao modelo de atuação das empresas e aos produtos por elas ofertados, passando a observar como são produzidos, quais ingredientes são utilizados e como são embalados.

Dados de um levantamento realizado pela NielsenIQ mostraram que 76% dos consumidores ouvidos apontam que o principal atributo de sustentabilidade percebido de um produto é a embalagem.

Sendo assim, vamos conhecer alguns exemplos significativos que inspiram o setor?

Produtos de alta performance, orgânicos e naturais transformaram a Care Natural Beauty em referência no mercado de beleza limpa. Fundada em 2017 por duas mulheres, Patrícia Camargo e Luciana Navarro, a marca brasileira que privilegia ativos locais, aposta no conceito “high clean”, traduzido em produtos com os mais puros ativos da natureza (como as “super fruits” da Amazônia) que, aliados à tecnologia, entregam excelentes resultados sem agredir o meio ambiente e a saúde dos consumidores, por serem 100% livres de toxinas.

Segundo a empresa, absolutamente todas as etapas de criação dos produtos são pautadas para reduzir o impacto ambiental e não seria diferente com as embalagens. A marca esclarece que um de seus princípios é motivar o consumo consciente e foi pensando nisso, que desenvolveram refil para toda a linha de SkinCARE. “Priorizamos o uso de materiais sustentáveis, como vidro, papel e alumínio, além de incentivarmos nossos consumidores a reutilizarem estas embalagens através da compra do produto em refil. Nosso refil, inclusive, diferentemente de outras empresas do setor, é oferecido em embalagem de alumínio, colocando a Care Natural Beauty como a primeira empresa de cosméticos do Brasil a investir no material que possui ciclo de reciclagem infinito e processo mais sustentável”, explica Letícia Carta, head de marketing da Care Natural Beauty.

A empresa mantém ainda parceria com a eureciclo desde sua criação e com o programa CO2 Neutro, que compensa as emissões de carbono geradas pela empresa através da compra de créditos de carbono de projetos certificados e que incentivam práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente.

“A Beleza do Clean Beauty se encontra na união entre natureza e tecnologia que nos permite não ter que escolher entre cuidar de nós ou do planeta. As duas opções podem e devem coexistir. Chegamos em um ponto em que tornou-se insustentável não ser sustentável. A preocupação com o meio ambiente e o consumo consciente deve ser uma prioridade para todos e ser sustentável significa fazer escolhas práticas no seu dia a dia que reflitam de quem você compra seus produtos, de onde eles vêm, qual sua composição e qual cadeia você está incentivando”, considera a head de marketing da empresa.

Refil de produtos da Care Natural Beauty
Maquiagem da Care Natural Beauty

Para Andreia Quercia, co-fundadora da B.O.B – Bars Over Bottles, as melhores alternativas são aquelas que se encaixam na ideia de sustentabilidade possível, que entram na rotina das pessoas de forma simples, sem complicações e não como um plano utópico de mudança geral em todas as frentes.

A B.O.B é uma das empresas pioneiras em cosméticos em barra no Brasil e é amplamente reconhecida pelo zero uso de plástico em todo o ciclo de cada barrinha. A marca também apoia que esse “novo consumidor” fique de olho na forma como as empresas organizam seu processo de fabricação e priorize a escolha de marcas que minimizam seu uso de água, de plástico ou de energia, reduzindo sua pegada de carbono no planeta, e que trabalham com redução e destinação correta dos seus resíduos.

“Nós pensamos na embalagem de forma que ela fosse 100% biodegradável. Nem cola nós usamos, nossas caixinhas são todas montadas pois quando se põe cola no papel ele não consegue ser reciclável. Então, não pensamos apenas no produto em barra, nós pensamos em toda a cadeia. Também na caixinha do Sedex, passamos a colocar algodão cru em vez do isopor para proteger o produto”, reforça Andreia Quercia.

A executiva também explica que a marca possui zero plástico em todo o delivery do cliente, o que no início era um desafio porque as transportadoras colocavam sacola plástica na caixa da B.O.B.. “A gente pensava: meu Deus a gente tá batendo na tecla que nós somos zero plástico e nosso produto chega para o cliente com uma sacolinha da transportadora! Nossa solução foi colocar um envelopinho vazio com uma mensagem para transportadora dizendo ‘por favor, nos ajude a reduzir o consumo de plástico, use o envelope’, e eles começaram a usar esse envelope. Isso mostra cada detalhe que a gente pensou para realmente ter zero plástico de ponta a ponta”, ressalta.

Linha de produtos B.O.B. embalada
B.O.B.: produtos em barra com embalagens sustentáveis

Recentemente publicamos no portal Conecta Verde outras iniciativas também expressivas do Grupo Boticário, aliando inovação e sustentabilidade, como o desenvolvimento do projeto piloto de uma nova embalagem cosmética produzida com base em fibras vegetais, a PULPpack, assim como testes realizados com novas tecnologias que possibilitam a descoberta de materiais com menor impacto ambiental para embalagens cosméticas, como alternativa aos materiais derivados do petróleo, tornando toda a cadeia da beleza mais sustentável.

A empresa afirmou que as novas tecnologias desenvolvidas por sua área de Pesquisa e Desenvolvimento e validadas pelo setor de Performance de Produtos passarão a ser testadas já em protótipos. São embalagens feitas de madeira e liga natural, batata doce, óleo descartado em restaurantes, PVA, subproduto biodegradável e mandioca. Ainda no primeiro semestre de 2022, na fase de testes com consumidores, serão avaliadas de acordo com desempenho e aparência. Ao final da avaliação, as embalagens com melhores resultados deverão ser adotadas em seus produtos.

PULPpack do Grupo Boticário

Por sua vez, a Natura apresentou o lançamento de Natura Biōme, primeira linha de produtos sólidos da empresa com fórmulas altamente naturais, sensoriais, veganas e de máxima performance. Trata-se de uma marca de produtos de beleza e cuidados pessoais em barra, zero plástico, que nasce dentro de uma nova lógica de consumo a partir de soluções regenerativas para as pessoas e para o planeta.

O portfólio da marca também inclui um suporte exclusivo para uso das barras produzido a partir de uma tecnologia inédita que captura gás metano e o transforma em bioresina, tornando um gás potencialmente nocivo ao meio ambiente em material compostável e biodegradável. O acessório é fruto de uma parceria da Natura com a startup californiana Mango Materials, que atua no desenvolvimento de novos materiais de impacto positivo para o planeta.

Natura Biōme

Enfim, estas são algumas das iniciativas da indústria da beleza, que tem buscado atender a transformação da demanda e oferecer ao consumidor o que ele tem solicitado: equilíbrio entre bem-estar individual e coletivo, considerando o impacto no meio ambiente. De startups às multinacionais, as empresas possuem o desafio de se posicionarem com transparência, unindo desempenho, segurança, qualidade, acessibilidade para toda a população e sustentabilidade. Se faz necessário que os investimentos em novos produtos, caminhem de mãos dadas com inovação em embalagens menos agressivas ao planeta.

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