Publicidade

Conecta Verde

Veracel atinge seu menor índice de uso de água para a fabricação de celulose

Compartilhar

Em 2022, empresa alcançou o recorde de 20,6 metros cúbicos de água por tonelada de celulose produzida

Editado por Flavius Deliberalli

A Veracel, indústria de celulose da região sul da Bahia, informou que alcançou, em 2022, o menor índice anual de uso de água de sua história em suas atividades: 20,6 m³/tsa, ou seja, 20 metros cúbicos de água por tonelada de celulose produzida. A meta da empresa era de 22m³/tsa e o resultado obtido é ainda melhor do que o registrado em 2021, que foi de 22,4 m³/tsa.

“Chegar a esse índice, com uma ampliação ainda maior dos bons resultados que já vínhamos obtendo, é o resultado de um trabalho de muitos anos que desenvolvemos, sempre em busca de oportunidades de diminuir ao máximo a utilização dos recursos naturais”, destaca Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel.

Dentro de sua estratégia ESG, desde 2015 a empresa vem aplicando uma diversa gama de medidas em seu processo produtivo, com foco na preservação ambiental. “Existe todo um ciclo que se aproveita dessas ações. Ao utilizarmos menos água, temos vários ganhos adicionais. Por exemplo: menos recursos químicos serão necessários para tratar essa água, e menor é o gasto energético para levar a água até a empresa”, explica Matos.

Ainda segundo a empresa, uma das medidas adotadas para reduzir o uso de água foi a automação de tanques. Isso evita o transbordo e, em consequência, o desperdício. Também foram instalados novos alarmes nos painéis de controle para os operadores aprimorarem o monitoramento do uso de água e evitarem qualquer desperdício, além de ferramentas de gestão online de controle do consumo.

Por fim, a empresa destacou também outros resultados ambientais alcançados, como o reaproveitamento de resíduos e a redução do uso de gás natural nos processos fabris. Em 2022, foi obtido 100% de reaproveitamento de resíduos durante quatro meses: junho, setembro, outubro e novembro. No consolidado dos últimos dez anos (2012 a 2022), a empresa aumentou seu índice de reciclagem de resíduos em aproximadamente 27%.


Mais informações:

Veracel
www.veracel.com.br

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados