Parceria vai viabilizar valores mais atrativos na compra das embalagens pós-consumo junto às organizações de catadores e operadores de reciclagem
Editado por Flavius Deliberalli
Toddynho® e Kero Coco®, marcas da PepsiCo, anunciam projeto para incentivar e ajudar a estruturar a cadeia de reciclagem das embalagens longa vida (UHT), em uma parceria com a eureciclo, negócio voltado ao impacto socioambiental que atua na estruturação da cadeia de reciclagem de resíduos.
De acordo com as empresas envolvidas, a parceria irá viabilizar um valor mais atrativo na compra das embalagens pós-consumo junto às organizações de catadores e operadores de reciclagem, além de proporcionar mais profissionalização ao setor por meio de treinamentos e apoio técnico, uma vez que ele é formado, em grande medida, por catadores e catadoras informais.
Atualmente a iniciativa abrange a participação de 50 cooperativas de coleta e separação de resíduos recicláveis em dez estados do país (DF, ES, GO, MG, MS, PE, PR, RS, SC, SP) e o objetivo é ampliar para todas as regiões. Por meio da parceria, a eureciclo oferece à PepsiCo os chamados Créditos de Reciclagem para Embalagens Longa Vida, que possibilitam uma maior remuneração pelos resíduos, além de garantir que as embalagens sejam rastreadas, certificadas e auditadas.
“A PepsiCo sai na frente ao apostar nesse projeto de estruturação da cadeia de reciclagem de embalagens longa vida. Ao viabilizar o incremento na remuneração desse tipo de material, possibilitamos que organizações de catadores e centrais de triagem iniciem ou expandam a recuperação desse tipo de resíduo, gerando benefícios ambientais e sociais significativos, como a circularidade das embalagens ou uma destinação ambientalmente correta, além do aumento na geração de renda para catadores e cooperativas”, afirma Patrícia de Almeida, diretora de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil.
Além dos esforços realizados pela indústria e pelos recicladores, o consumidor também será convidado a se engajar por meio de comunicações feitas nas redes sociais das marcas Toddynho® e Kero Coco® para que a circularidade das embalagens se concretize.
“Atuar em rede é essencial para fomentar a recuperação de embalagens com escala e de forma duradoura”, afirma Tânia Sassioto, diretora de inovação da eureciclo.
Por fim, é importante destacar que ao adotar a solução eureciclo, as empresas destinam recursos à cadeia de reciclagem para mitigar o impacto ambiental de suas embalagens pós-consumo, recebendo Certificados de Reciclagem como comprovação, que atestam que uma quantidade equivalente de embalagens (papel, plástico, vidro ou metal) foi reciclada. Esse movimento gera receita para cooperativas e operadores da cadeia, incentivando a formalização e rastreabilidade do setor. No entanto, a compensação não significa que a embalagem deste produto específico será reciclada, e sim que a empresa contribui financeiramente para aumentar o volume total de resíduos reciclados no país.
Mais informações:
PepsiCo
www.pepsico.com.br
eureciclo
www.eureciclo.com.br