Segunda edição do evento foi realizada em junho, em São Paulo (SP)
Editado por Flavius Deliberalli
No último dia 25 de junho, em São Paulo (SP), a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO) promoveu a segunda edição do TALKs, evento criado para discutir temas relacionados à Economia Circular e Logística Reversa.
Com mediação de Elen Nunes, fundadora, head de conteúdo e RP do Conecta Verde, o evento reuniu especialistas para discutir o presente e o futuro da Economia Circular no país, além dos avanços alcançados nos últimos dez anos.
Em “Plano Nacional de Economia Circular”, a primeira palestra da programação, Sissi Alves, diretora de Bioeconomia e Economia Circular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), avaliou que a economia circular tem se desenvolvido no Brasil, citando a criação da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), pelo MDIC, em 2023, como uma das iniciativas. Em sua apresentação, a diretora do MDIC também falou sobre o Plano Nacional de Economia Circular, uma iniciativa do Governo Federal para reorientar o modelo econômico brasileiro – atualmente linear – rumo a um sistema circular.
Na sequência, Beatriz Luz, fundadora da Exchange 4 Change e presidente do Instituto Brasileiro de Economia Circular (IBEC), apresentou o tema “Economia Circular como alavanca para descarbonização do setor de aço”, onde destacou que a exploração de recursos ambientais vem acontecendo em uma velocidade cada vez maior, prevendo uma estimativa de aumento de 60% até 2060, de acordo com a Global Resources Outlook, se mantido o ritmo atual de crescimento econômico e populacional.
Na segunda parte do evento, Lara Iwanicki, diretora de Advocacy e
Estratégia da Oceana Brasil, apresentou o tema “Economia Circular e plástico de uso único”, onde enfatizou que o Brasil é o oitavo maior poluidor plástico do planeta e que 96% dos resíduos produzidos no país não são reaproveitados.
A última apresentação do evento foi realizada por Sylvio Rocha, CEO da Tocha Filmes, empresa que atua na produção de conteúdos de impacto com foco socioambiental. Rocha abordou o tema “O futuro do conteúdo na agenda da Economia Circular”, sobre o qual apontou tendências, como a avalanche de informações, um fator que contribui para o aumento do ruído; além da importância da qualidade na tomada de decisão e das mudanças no contexto das mídias sociais, que passaram de “share of mind” para “share of time”, entre outros aspectos.
Em linha com as discussões e abordagens apresentadas no evento, a ABEAÇO projeta que o futuro e o desenvolvimento da Economia contemplam um esforço em conjunto de todos os elos envolvidos, seja no âmbito produtivo e de consumo. “Ressignificar e colaborar, já que não fazemos nada sozinhos, e coragem para mudar”, disse Thais Fagury, presidente executiva da ABEAÇO.
Mais informações:
ABEAÇO
www.abeaco.org.br