Publicidade

TALKs ABEAÇO reuniu especialistas para discutir o futuro da economia circular no Brasil

Compartilhar

Segunda edição do evento foi realizada em junho, em São Paulo (SP)

Editado por Flavius Deliberalli

No último dia 25 de junho, em São Paulo (SP), a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO) promoveu a segunda edição do TALKs, evento criado para discutir temas relacionados à Economia Circular e Logística Reversa.

Com mediação de Elen Nunes, fundadora, head de conteúdo e RP do Conecta Verde, o evento reuniu especialistas para discutir o presente e o futuro da Economia Circular no país, além dos avanços alcançados nos últimos dez anos.

Em “Plano Nacional de Economia Circular”, a primeira palestra da programação, Sissi Alves, diretora de Bioeconomia e Economia Circular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), avaliou que a economia circular tem se desenvolvido no Brasil, citando a criação da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), pelo MDIC, em 2023, como uma das iniciativas. Em sua apresentação, a diretora do MDIC também falou sobre o Plano Nacional de Economia Circular, uma iniciativa do Governo Federal para reorientar o modelo econômico brasileiro – atualmente linear – rumo a um sistema circular.

Na sequência, Beatriz Luz, fundadora da Exchange 4 Change e presidente do Instituto Brasileiro de Economia Circular (IBEC), apresentou o tema “Economia Circular como alavanca para descarbonização do setor de aço”, onde destacou que a exploração de recursos ambientais vem acontecendo em uma velocidade cada vez maior, prevendo uma estimativa de aumento de 60% até 2060, de acordo com a Global Resources Outlook, se mantido o ritmo atual de crescimento econômico e populacional.

Na segunda parte do evento, Lara Iwanicki, diretora de Advocacy e
Estratégia da Oceana Brasil, apresentou o tema “Economia Circular e plástico de uso único”, onde enfatizou que o Brasil é o oitavo maior poluidor plástico do planeta e que 96% dos resíduos produzidos no país não são reaproveitados.

A última apresentação do evento foi realizada por Sylvio Rocha, CEO da Tocha Filmes, empresa que atua na produção de conteúdos de impacto com foco socioambiental. Rocha abordou o tema “O futuro do conteúdo na agenda da Economia Circular”, sobre o qual apontou tendências, como a avalanche de informações, um fator que contribui para o aumento do ruído; além da importância da qualidade na tomada de decisão e das mudanças no contexto das mídias sociais, que passaram de “share of mind” para “share of time”, entre outros aspectos.

Em linha com as discussões e abordagens apresentadas no evento, a ABEAÇO projeta que o futuro e o desenvolvimento da Economia contemplam um esforço em conjunto de todos os elos envolvidos, seja no âmbito produtivo e de consumo. “Ressignificar e colaborar, já que não fazemos nada sozinhos, e coragem para mudar”, disse Thais Fagury, presidente executiva da ABEAÇO.


Mais informações:

ABEAÇO
www.abeaco.org.br

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados