Publicidade

Melhoramentos inaugura nova fábrica de embalagens Biona

Compartilhar

Empresa também destacou estudo inédito sobre pegada de carbono da nova embalagem que é produzida com matéria-prima renovável a partir da fibra de celulose

Editado por Flavius Deliberalli

A Melhoramentos inaugurou recentemente sua nova fábrica de embalagens, denominada Biona. Localizada em Camanducaia (MG), região onde mantém operações florestais para extração de fibras de celulose de alto rendimento há mais de 80 anos, a unidade marca a entrada da companhia em uma nova frente de negócios com foco em inovação e sustentabilidade.

De acordo com a empresa, Biona é também a marca das embalagens desenvolvidas a partir de matéria-prima renovável, que une alto desempenho e uma tecnologia de barreira exclusiva, oferecendo uma excelente experiência de uso para o consumidor final.

Ao lançar a nova marca, a Melhoramentos também apresentou os resultados do estudo “Pegada de carbono: embalagem de polpa moldada e similares”, que foi realizado pela Planton e abrange a pegada de carbono de diferentes tipos de embalagens. O estudo aponta a Biona como uma das alternativas com menor índice de emissões de gases de efeito estufa entre as analisadas: 22,37 gCO₂e por unidade.

A empresa informou também que a nova unidade é fruto de um investimento inicial de R$ 40 milhões, apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo que terá capacidade de produção de 60 a 80 milhões de embalagens ao ano, deve gerar 40 novos empregos na região e vai atender, inicialmente, ao setor de alimentos, já que as embalagens produzidas são projetadas para resistir à gordura, umidade e temperaturas extremas (freezer, forno a 220 graus ou aparelhos airfryer), substituindo com eficiência as embalagens de plástico de uso único. Além disso, um dos principais atributos da Biona é que ela é compostável, se decompondo em 75 dias.

“A inauguração da Biona representa um passo estratégico e consolida nossa jornada de transformação. Estamos unindo nossa experiência em base florestal renovável a tecnologias inovadoras para oferecer uma solução de embalagem zero plástico, alinhada a um dos maiores desafios do mercado. Com a Biona, passamos a ser um parceiro de soluções em embalagens para o setor industrial, reforçando nosso compromisso com o futuro”, declara Rafael Gibini, CEO da Melhoramentos.

Acerca dos principais diferenciais da Biona, a Melhoramentos destacou que:

– a embalagem pode ser descartada no lixo orgânico, composteiras (onde se decompõe em 75 dias), ou no lixo reciclável, pois se reciclada, volta a ser papel;

– é uma embalagem de alta-performance de base renovável, colaborando para a redução da pegada de carbono das empresas;

– a produção local garante um abastecimento seguro e ágil para os grandes players do mercado nacional;

– conta com design personalizado, conforme a necessidade de cada cliente, para resistir à água, óleo, umidade e temperaturas extremas;

– substitui com eficiência o plástico de uso único, especialmente para o setor de alimentos.


Mais informações:

Melhoramentos
www.melhoramentos.com.br

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados