Publicidade

Conecta Verde

Suvinil apresenta versão definitiva de programa de Logística Reversa

Compartilhar

Com a mensagem “Sobrou embalagem de tinta? Deixe com a gente!”, iniciativa da marca recolhe embalagens e resíduos de tintas de qualquer marca nos pontos de coleta

Editado por Flavius Deliberalli

A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, em linha com seu compromisso com a sustentabilidade, anuncia a versão definitiva de seu programa de Logística Reversa que visa proporcionar o descarte apropriado de sobras de tintas e embalagens.

Com base nos princípios da economia circular, a iniciativa começou em 2020 com um projeto piloto, coletando resíduos de tintas – de qualquer fabricante – em pontos de vendas parceiros distribuídos pelo Brasil.

De acordo com a marca, o diferencial do projeto está em requalificar não somente latas, mas também sobras de tintas. Nesse caso, esse tipo de resíduo vai para coprocessamento, virando energia novamente para outros processos industriais como, por exemplo, para a produção de cimento. Até o momento, mais de 11 toneladas de material já foram encaminhadas para processamento energético e reciclagem, em mais de 194 coletas.

A Suvinil reforça ainda que os impactos ambientais do programa já apresentam resultados relevantes. Até maio 2023, mais de 3,1 milhões de litros de água e 391 kWh de energia foram economizados e cerca de 40,9 kg de emissão de CO2 na atmosfera foi evitada. Além disso, nesse período, 45,4% do material coletado foi reciclado e preservou cerca de 12,3 mil kg de minério de ferro, 6,9 mil kg de carvão mineral e 591 kg de calcário.

A iniciativa, segundo a marca, contempla também estimular os consumidores a levarem as sobras aos pontos de coleta. Isso acontece através da realização de treinamentos com os vendedores das lojas e do fornecimento de material informativo para abordar os clientes no momento da venda, para lembra-los de trazer as sobras dos produtos de volta para descarte apropriado.

“Temos observado a importância de estarmos presentes com programas e ações que envolvem todas as etapas da economia circular. Com isso, após diversos feedbacks positivos apontando o valor da iniciativa, o projeto foi consolidado e se tornou definitivo. O programa de Logística Reversa representa o caminho que estamos trilhando na sustentabilidade, aliado ao nosso compromisso com a facilitação da jornada de pintura”, comenta Ariane Zanetti, gerente de relacionamento com os profissionais da pintura na Suvinil.

Atualmente, o programa conta com 50 pontos e 12 grupos de lojistas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. A previsão da empresa é que, em breve, mais 36 pontos de coleta estejam disponíveis. Os pontos de coleta podem ser consultados aqui .


Mais informações:

Suvinil
www.suvinil.com.br


Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados