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Rotulagem ambiental promove consumo consciente

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Para a especialista, a rotulagem ambiental capacita os consumidores a tomarem decisões informadas e alinhadas com menor impacto ambiental

Por Assunta Napolitano Camilo* / Crédito da imagem: ABNT/Pixabay

 

A rotulagem ambiental é um dos fatores que mais pesam na hora do consumidor escolher os produtos nas gôndolas. Na Europa, 41% da população trocou de marca por causa da embalagem, que não tinha atributos de sustentabilidade, de acordo com dados apresentados pela Pro Carton – The Association of Carton and Cartonboard Manufacturers, durante a segunda edição do Pack Trend. A identificação correta dos materiais de embalagem possibilita um processo de reciclagem mais eficiente e reduz o impacto ambiental.

Para que o descarte seja correto ou reutilizável, é importante que o consumidor se conscientize sobre simbologia, rotulagem e certificações ambientais dos materiais. Os símbolos nas embalagens e rótulos educam os consumidores sobre a importância da separação dos resíduos e do reaproveitamento dos materiais. Eles promovem o consumo consciente, incentivando-os a aprender mais sobre o impacto ambiental de suas escolhas no ponto de venda.

A rotulagem ambiental fornece aos consumidores informações transparentes sobre o impacto ambiental de um produto ao longo de seu ciclo de vida desde a produção até o descarte. Isso permite que os consumidores tomem decisões mais informadas e conscientes ao escolherem produtos.

As certificações ambientais são fundamentais no esforço das empresas em buscar a sustentabilidade em suas cadeias de fornecimento. Para que o produtor tenha o selo de reciclado, é necessário comprovar que esses materiais são efetivamente recuperados e que contêm, por exemplo, pelo menos 50% desse insumo, que pode ser pré ou pós-consumo.

Afirmações falsas ou enganosas sobre um produto se enquadram na prática de greenwashing. Regulamentações rigorosas, padrões transparentes e a educação contínua do consumidor são cruciais para mitigar esses desafios. E caso o consumidor seja lesado, o Código de Defesa do Consumidor diz que é expressamente proibida a promoção de produtos ou serviços que estejam em desacordo com as normas expedidaspelos órgãos oficiais competentes, que não sejam reconhecidos.

Evitar o greenwashing nas embalagens é essencial para garantir a transparência e a integridade das informações ambientais fornecidas aos consumidores.

Exemplos:
– a lata de Nescau da Nestlé escolheu, através da rotulagem, informar todos os diferentes tipos de materiais presentes. Através da campanha “Vamos Reduzir”, iniciativa da própria marca, buscou-se uma forma de falar de sustentabilidade, de mostrar transparência e no que está por vir;

– na Alemanha, houve evolução da conscientização do consumo em relação à educação ambiental. No país, por exemplo, há uma correta prática de descarte de garrafas: eles separam a garrafa da tampa, sem necessidade de comunicar e solicitar aos consumidores.

**As opiniões expressas e os dados apresentados em artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, o posicionamento dos editores do Conecta Verde.
  

Conteúdo por:

Assunta Napolitano Camilo

Diretora do Instituto de Embalagens

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