Publicidade

Conecta Verde

Projeto de alunos de escola pública da Grande São Paulo transforma comunidade através da Economia Circular

Compartilhar

RecycleWays foi o vencedor da primeira edição do Desafio Circular SP, iniciativa do Movimento Circular para promover um mundo sem lixo

Editado por Flavius Deliberalli

O RecycleWays, projeto de alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Francisco Morato, na Grande São Paulo, tem conseguido mudar a realidade dos estudantes e engajar a comunidade ao promover a Economia Circular na prática e utilizar os recursos gerados no desenvolvimento dos jovens. A iniciativa mobiliza os estudantes para a reciclagem de resíduos como óleo de cozinha, metal, plástico e lixo eletrônico.

Em 2022, o projeto arrecadou R$ 67 mil, sendo R$ 35 mil fruto da venda dos materiais reciclados. Com os recursos, a iniciativa já levou alunos e educadores para duas viagens internacionais. Além de promover o cuidado com o meio ambiente, reduzindo a produção de resíduos por meio da logística reversa.

O projeto RecycleWays, sob orientação do professor Wagner Vieira, foi vencedor da primeira edição do Desafio Circular SP, realizada no ano passado, uma iniciativa do Movimento Circular para promover um mundo sem lixo, em parceria com a Dow Brasil e a Coopercaps, com apoio do Centro Paula Souza e Governo do Estado de São Paulo. O concurso estimula a adoção de soluções práticas que utilizam o conceito de Economia Circular, voltado para projetos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.

Os vencedores foram contemplados com uma mentoria para aprimorar a ideia apresentada, além de uma visita ao Pack Studios da Dow, em fica em Jundiaí (SP).

“Os estudantes do RecycleWays fazem exatamente o que está na essência da proposta que o Movimento Circular quer levar para o mundo, que é educar sobre Economia Circular para conseguir transformar a realidade. Eles mostram o quanto a educação para a Economia Circular pode gerar transformações significativas, quando há engajamento de toda a comunidade”, diz Vinicius Saraceni, coordenador do Movimento Circular.


Mais informações:

Movimento Circular
https://movimentocircular.io/

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados