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PepsiCo desenvolve carroceria de caminhão feita com embalagens recicladas de plástico BOPP e garrafas PET

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Empresa também anuncia expansão da sua frota de veículos elétricos e movidos a gás natural com a compra de 25 novos caminhões

 

Editado por Flavius Deliberalli

A PepsiCo, alinhada às suas metas globais de sustentabilidade, lança um protótipo de carroceria de caminhão sustentável, feita com plástico reciclado, mais especificamente de BOPP e garrafas PET, materiais usados nas embalagens de salgadinhos e refrigerantes de suas marcas.

De acordo com a empresa, a iniciativa é pioneira no mercado e faz parte de sua transformação estratégica, o PepsiCo Positive, que visa gerar valor sustentável por meio de três pilares: Agricultura positiva, Cadeia de valor positiva e Escolhas positivas. A agenda consolida as ações da empresa em toda a sua cadeia produtiva e coloca a sustentabilidade no centro dos negócios, o que inclui o desenvolvimento da economia circular e o reforço de sua frota sustentável, que hoje já é uma das maiores do setor de bens de consumo no Brasil e no mundo.

O protótipo foi desenvolvido utilizando como base embalagens recicladas de produtos da empresa na composição. Para a fabricação da carroceria, as embalagens de BOPP e PET passaram por processo químico que, misturados a outros componentes, reduzem a quantidade de fibra de vidro utilizada na fórmula original. A PepsiCo informou ainda que este material passou por diversos testes a fim de comprovar sua segurança e durabilidade, entre eles o de envelhecimento artificial estimado em dez anos, elasticidade e condução de calor, obtendo resultados positivos e demonstrando a possiblidade de utilização em larga escala em sua frota.

Para o projeto foram utilizados cerca de 3 quilos de embalagens plásticas de BOPP – o que representa cerca de 750 unidades de bolsas de salgadinhos, e 18 Kg de plástico PET – aproximadamente 368 garrafas. Novos experimentos estão sendo realizados para aumentar ainda mais a utilização destes recicláveis na composição da fibra, que pode consumir até 99% menos energia em kW/h na sua produção em comparação a carroceria convencional feita de alumínio.

“A preocupação com o Planeta está no centro dos esforços da PepsiCo e na área de transportes estamos cada vez mais atentos a essa necessidade de mudança para uma frota mais sustentável. Ações como essa reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade e, também, com a economia circular do plástico, material para o qual buscamos alternativas para que não se torne lixo e possa ser ressignificado. Apenas com o projeto de carroceria sustentável pretendemos reciclar aproximadamente 5 toneladas de plásticos em um ano,” afirma Anderson Pinheiro, diretor de transportes da PepsiCo Brasil.

Por fim, a empresa também anunciou a compra de 20 caminhões elétricos e cinco movidos a GNV para reforçar sua frota sustentável.

Todas essas ações vêm ao encontro da meta global da PepsiCo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 40% em toda a sua cadeia produtiva até 2030.


Mais informações:

PepsiCo
www.pepsico.com

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