Publicidade

Conecta Verde

O Boticário anuncia startup vencedora do edital “Resíduo Extinto”

Compartilhar

Programa desenvolvido em parceria com a Artemisia mapeou empresas que apresentavam soluções inovadoras em redução, recolhimento e reciclagem de resíduos sólidos

Editado por Flavius Deliberalli

Comprometido em contribuir efetivamente para a mudança do cenário de gestão de resíduos sólidos em prol da conservação de ambientes naturais, em abril deste ano, O Boticário anunciou a abertura do edital “Resíduo Extinto”, um programa de inovação aberta, criado para selecionar um negócio de impacto socioambiental, com foco em economia circular e com aporte de R$ 100 mil para implementação do projeto-piloto. A iniciativa faz parte do projeto Extinto, lançado pela marca no início deste ano, que tem o objetivo de gerar alerta sobre a poluição de resíduos sólidos em diferentes biomas.

O edital, desenvolvido em parceria com a Artemisia, organização que atua no apoio a negócios de impacto social e ambiental, chegou à Trashin, como a empresa selecionada. Há mais de cinco anos no mercado, a Trashin oferece uma solução de gestão de resíduos, que vai da educação e coleta ao impacto socioambiental positivo. A startup opera em projetos de logística reversa da produção ao retorno dos produtos, bem como na implementação de processos sustentáveis em eventos de todos os portes. Nos últimos quatro anos, com mais de 20 mil toneladas de resíduos processados, os resultados da empresa beneficiaram mais de 2 mil famílias de cooperativas parceiras, gerando cerca de R$ 3 milhões em renda aos parceiros e às transportadoras.

“Ao desenvolver o edital ‘Resíduo Extinto’, nossa intenção foi não apenas identificar, mas também apoiar iniciativas que contribuam com uma gestão mais sustentável de resíduos sólidos e fomentem a circularidade. Estamos muito satisfeitos com o resultado do programa e confiantes de que a startup selecionada poderá contribuir para a economia circular”, declara Luís Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário.

O projeto piloto, fruto da parceria entre O Boticário e Trashin, tem por objetivo atuar no 360º da gestão de resíduos – visando a prevenção da destinação incorreta de resíduos sólidos por meio da implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), engajamento da comunidade local e a mitigação do impacto por meio da implantação das ecobarreiras digitais pelo Brasil.

“A parceria do Boticário com a Trashin para implantação das ecobarreiras digitais e pontos de entrega voluntária pelo Brasil resultará em um impacto ambiental e social positivo, protegendo rios e oceanos enquanto gera renda para as cooperativas parceiras. Para a Trashin, é muito gratificante contribuir com as ações do Grupo Boticário para garantir um futuro mais sustentável”, complementa Rafael Dutra, sócio-fundador da Trashin.


Mais informações:

O Boticário
www.grupoboticario.com.br

Artemisia
www.artemisia.org.br

Trashin
www.trashin.com.br  

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados