Publicidade

Natura e Sitawi criam fundo de apoio a cooperativas de reciclagem na Amazônia para coleta de plásticos em áreas de rios e igarapés

Compartilhar

Projeto Rios Vivos, que desde 2019 se dedica a estruturar a cadeia de materiais recicláveis para embalagens do grupo Natura &Co, agora conta com fundo de apoio à ampliação das atividades na região

Editado por Flavius Deliberalli

Braço amazônico do programa Natura Elos, o projeto Rios Vivos, iniciativa do grupo Natura &Co (Natura, Avon The Body Shop e Aesop) de mobilização de redes de coleta seletiva em comunidades ribeirinhas no Amazonas e no Pará, passa agora a contar com novos recursos para expandir seu potencial de coleta de resíduos plásticos na floresta. O Fundo Rios Vivos impulsionará a estruturação de cadeias sustentáveis de plástico pós-consumo assistidas pelo projeto, alavancando maiores volumes de materiais reciclados para fabricação de embalagens da Natura.

Por meio do fundo, Natura &Co fará aportes que serão destinados à melhoria das cooperativas alocadas nos núcleos já criados, e à expansão do projeto para outros locais da Amazônia.

A gestão do fundo contará com o apoio da Sitawi, organização que atua no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social. A instituição fará o papel de facilitadora, dando transparência e garantindo rastreabilidade nos processos junto às cooperativas.

Atualmente, estima-se que mais de 90% dos itens plásticos que chegam aos oceanos são transportados por rios – e a bacia amazônica é a principal via desses materiais para o mar na América do Sul. A coleta, separação e reciclagem desses resíduos, que podem ser utilizados como matéria-prima secundária para as indústrias de embalagem, por exemplo, são mecanismos que ajudam a reduzir os impactos deste descarte irregular.

“A manutenção da floresta em pé também depende da saúde dos rios e, portanto, da coleta e destinação adequadas de resíduos nessas localidades”, afirma Sergio Talocchi, gerente de logística reversa de Natura &Co. Nesse sentido, ele reforça que o trabalho desenvolvido junto às cooperativas amazônicas colabora para a conservação dessa bacia hidrográfica tão relevante para o país, além de contribuir para a redução dos resíduos destinados a aterros e lixões.

Mais informações:

Natura &Co
www.naturaeco.com/pt-br/

Sitawi
www.sitawi.net

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados