Parceria entre as empresas rendeu produto inédito para entrega de saladas
Editado por Flavius Deliberalli
Quando duas startups cheias de fôlego se unem para mitigar problemas ambientais, como o consumo do plástico, o resultado só pode ser surpreendente. É o que acaba de acontecer entre a Já Fui Mandioca e Da Mata Salada. As marcas lançaram um “bowl” inédito feito de mandioca e produzido em escala para delivery.
A bio embalagem, em formato de tigela com tampa, foi desenvolvida e projetada pela Já Fui Mandioca exclusivamente para atender as entregas da Da Mata Salada, que por sua essência e propósito, sempre teve o desejo de ter uma embalagem verdadeiramente sustentável.
À primeira vista, criar uma embalagem não é algo tão complexo. Mas, quando a matéria-prima é fécula de mandioca, o desafio e a inovação são grandes. De acordo com a Já Fui Mandioca, o projeto para a Da Mata Salada durou cerca de dois anos.
“Como não tem nada igual no mercado foi preciso criar do zero todo o processo de produção, ou seja, as máquinas, fôrmas, entre outros itens”, explica Stelvio Mazza, CEO da Já Fui Mandioca.
Depois de muitos testes e aperfeiçoamento, as empresas conseguiram criar um “bowl” que não gera lixo para a natureza, sequestra CO2 na sua produção e se dissolve naturalmente com a água da chuva. O produto é biodegradável e compostável, ou seja, ao ser descartado corretamente, pode virar adubo em até 20 dias.
Hoje, a Da Mata Salada usa mensalmente cerca de 10 mil embalagens de salada nas entregas para a cidade de São Paulo. Com a troca da embalagem de plástico pelo “bowl” de mandioca, a empresa deixará de gerar 400kg de lixo plástico por mês.
“Nossa preocupação sempre foi oferecer uma embalagem 100% sustentável levando em conta o ciclo de produção e o rastreamento de toda a cadeia. Por isso, estamos satisfeitos com a parceria com a Já Fui Mandioca. Até porque somos empresas jovens e brasileiras”, conta Caio Ciampolini, CEO da Da Mata Salada.
A transição das embalagens de plástico para mandioca já começou. A Da Mata Salada acredita que até o final do ano, todo o pedido de salada será entregue no “bowl” de mandioca.
“Os clientes da Da Mata Salada, que já receberam a bio embalagem, gostaram bastante. A pandemia fez muitas pessoas perceberem o lixo gerado em casa. Por isso, elas se surpreendem quando recebem uma embalagem de delivery realmente sustentável”, revela Caio Ciampolini.
Se na pandemia o consumidor ficou mais atento com o lixo, o período proporcionou a aceleração de novos projetos da Já Fui Mandioca. “Antes da pandemia, o nosso foco era a produção de copos e pratos. Mas com o novo cenário e o aumento do consumo de delivery, conseguimos dar gás em projetos especiais, como esse com a Da Mata Salada. No final todo mundo ganhou: nós, os parceiros, os consumidores, e, principalmente o planeta”, finaliza Stelvio Mazza.
Mais informações:
Já Fui Mandioca
https://jafuimandioca.com.br/
Da Mata Salada
www.damatasalada.com.br