Publicidade

Conecta Verde

Em seu primeiro dia, Fórum ABRE de Sustentabilidade foi norteado pelo tema “Positive Packaging”

Compartilhar

Primeiro dia do encontro reuniu especialistas renomados e cases de diversas empresas


Por Flavius Deliberalli / Colaboração de Elen Nunes / Imagem por Cláudio Roberto

Começou a edição 2022 do Fórum ABRE de Sustentabilidade: Positive Packaging. Com a proposta de discutir caminhos e alternativas para tornar toda a cadeia de embalagens mais sustentável, o encontro acontece até o dia 2 de junho, no Espaço Bosque, em São Paulo (SP) e online.

A questão “como posicionar a sua embalagem como Positive Packaging?” orientou as discussões e debates deste dia.

As primeiras atividades integraram o painel “A embalagem positiva em nossa sociedade”, com a apresentação de Eloísa Garcia, diretora geral da ITAL, sobre as tecnologias de embalagens para a eficiência e sustentabilidade da cadeia de consumo. Na sequência, Fred Gelli, CEO da Tátil Design, falou sobre a força da embalagem construindo a proposta de valor das marcas e suas dimensões.

Em seguida foi a vez de Maitê Ferreira, gerente de projetos de sustentabilidade da Green People, que destacou o desafio das marcas em um varejo em transformação.

O “Case Ecophane®: Utilização PET PCR para Embalagens Flexíveis” foi abordado por André Gani, diretor comercial e de marketing da Terphane, e Leonardo Dalmagro, gerente de pesquisa e desenvolvimento de embalagem da Adimax.

O tema “Sustentabilidade e regeneração na cultura de consumo: aproximando o futuro do presente” foi defendido por Luísa Fedrizzi, diretora de negócios & tendências da Futures Unit/Box 1824.

A Klabin, através de André Badaró, seu gerente de desenvolvimento de mercado, destacou o tema “Novas soluções em embalagens sustentáveis”.

Logo a seguir teve início a sessão “Embalagem Positiva – Conceito, importância, desafios e oportunidades”, com a apresentação de Ricardo Rodriguez, presidente & gerente geral para as Américas da SIG Combibloc. O tema abordado foi “A jornada do impacto positivo. Um panorama da estratégia de sustentabilidade SIG e a visão holística da reciclagem no Brasil”.

“O que é Positive Packaging e o Canvas da Embalagem” foi o tema da apresentação de Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE, e Bruno Pereira, líder do Comitê de Sustentabilidade da ABRE e diretor de Sustentabilidade da BioLogiQ.

A apresentação da sequência foi sobre “Reciclagem e transparência no setor de latas de alumínio”, com Estevão Braga, diretor de sustentabilidade para a América do Sul da Ball. O “Case Heineken” foi compartilhado por Mauro Homem, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da marca.

Já a sessão “Cases da indústria de embalagem e bens de consumo” foi composta pelos temas “Better Planet Packaging: Inovação para criar embalagens sustentáveis”, apresentado por Luciana Souto, diretora de marketing, comunicação, inovação e experiência do cliente, da Smurfit Kappa; “L4TF – L’Oréal for the future”, por Camila Storel, diretora de desenvolvimento de embalagens para América Latina da L´Oréal; “Alumínio contribuindo para a descarbonização”, por Leandro Faria, gerente geral de sustentabilidade da CBA; “Case Ferrero”, por Fabio Mora, diretor global de embalagem da Ferrero; “O adesivo e seu papel no caminho para a sustentabilidade”, por Michelle Tenchella, head do departamento técnico – América do Sul da Henkel; e o “Case Natura”, por Fernanda Facchini, gerente sênior de sustentabilidade da Natura.

Também aconteceu a apresentação do resultado do “Hackathon ABRE: Recicla Hack! Como comunicar e engajar o consumidor para a reciclagem”, com os finalistas Recicla Hack + Equipe Hackathon Brasil.

Por fim, na Arena do Conhecimento, foram apresentados os cases “Lar Plásticos”, “Recicleiros” e “So+ma”.


Mais informações:

Fórum ABRE de Sustentabilidade
https://www.abre.org.br/forum-abre-sustentabilidade/

 

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados