Iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre a poluição marinha e mostrar que, além de proteger o planeta, a coleta de plástico também pode se tornar uma fonte de renda
Editado por Flavius Deliberalli / Crédito da imagem: Rafael Guedes
Corona revela os resultados do seu primeiro Torneio de Pesca de Plástico no Brasil. O projeto faz parte de uma iniciativa global da marca, em parceria com pescadores locais pela retirada de plástico do mar, visando conscientizar a sociedade sobre a poluição marinha, protegendo o meio ambiente e beneficiando economicamente as comunidades envolvidas.
No Brasil, o torneio aconteceu no mês de fevereiro em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, com o apoio da ONG Guardiões do Mar e a participação de 55 pescadores da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (APMPC).
De acordo com a Corona, em um único dia, mais de 1 tonelada de resíduos que prejudicam a vida marinha foram retirados do mar, sendo metade (500 kg) só em plástico.
A iniciativa reafirmou o compromisso de longa data de Corona pela proteção dos oceanos, contra a poluição gerada pelo plástico e também beneficiou os pescadores da região, que fizeram dessa “pesca inusitada” um sucesso em sustentabilidade. A ação também rendeu uma premiação em dinheiro para as três equipes que retiraram a maior quantidade de resíduos da água, além de contemplar todos os pescadores participantes com a remuneração equivalente a um dia de trabalho e valor adicional por cada quilo de plástico coletado.
Além de tudo isso, Corona vai reformar o principal galpão local, usado pela comunidade da Praia da Cocanha como centro cultural e depósito para os barcos e demais ferramentas de trabalho.
“A poluição dos oceanos em todo o mundo é alarmante e Corona continua buscando formas de expandir seus esforços pela proteção e preservação desses paraísos naturais pelo Brasil e pelo mundo. O Torneio de Pesca de Plástico é um exemplo de iniciativa que une as comunidades para ajudar o meio ambiente e ainda apoia economicamente as regiões, em parceria com trabalhadores que sustentam suas famílias a partir da pesca”, diz João Pedro Zattar, head de marketing de Corona.
O projeto nasceu a partir de um desafio interno de inovação de responsabilidade social corporativa e foi testado pela primeira vez no México em 2021, passando em 2022 pelo Brasil, China e Israel. Segundo as previsões da marca, o projeto deve se expandir também para a Colômbia e África do Sul ainda esse ano e já soma mais de 1.400 limpezas, mais de 68.000 voluntários e mais de 44 milhões de metros quadrados de praia em todo o mundo de resíduos coletados.
Mais informações:
Corona
www.coronastore.com.br
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