Publicidade

Conecta Verde

Com a Páscoa, Coopermiti alerta para a importância do descarte correto de embalagens

Compartilhar

Empresa oferece serviços de gestão de resíduos para empresas e condomínios, entre outros que tendem a concentrar grande quantidade de embalagens

Editado por Flavius Deliberalli / Crédito da imagem: (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

No próximo domingo será celebrada a Páscoa. Além da tradição dos ovos de chocolate, a data também movimenta o varejo e toda a cadeia de embalagens.

Embalados em diferentes tipos de materiais, como papelão e plástico, além de fitas decorativas em tecido e alumínio, os ovos de chocolate são responsáveis por gerar uma grande quantidade de resíduos que acabam, na maioria das vezes, sendo descartados incorretamente.

Pensando em minimizar esse quadro, a Coopermiti, cooperativa especializada em lixo eletrônico e que também possui uma unidade para reciclagem de embalagens pós-consumo, alerta para a importância de destinar corretamente as embalagens.

“A reciclagem de embalagens de ovos de Páscoa garante a diminuição de lixo acumulado nos aterros, além de proporcionar economia de energia, água e matéria-prima, pois é possível transformar os materiais reciclados em novos produtos”, declara Alex Pereira, presidente da Coopermiti.

A respeito do processo de destinação e reciclagem dos materiais, a Coopermiti destaca que embalagens de BOPP, que são resíduos de difícil reciclagem, são destinadas para a Rede Sul, uma organização composta por cooperativas de catadores de resíduos.

A empresa informou ainda que a Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem (Fepacoore) e a Rede Sul, em cooperação, estabeleceram uma central de projetos com o objetivo de representar suas cooperativas de reciclagem afiliadas junto aos fabricantes que necessitam viabilizar a logística reversa de embalagens pós-consumo.
Entre os diferentes tipos de projetos para os diferentes tipos de materiais recicláveis, há o projeto onde as cooperativas filiadas encaminham o BOPP resultante de suas triagens. Especificamente nesse projeto, o objetivo é enviar esses materiais para centros de pesquisa e desenvolvimento para estudos de aplicabilidade do material beneficiado, que pode ser utilizado em formas diversas dentro da engenharia de materiais, visando ainda viabilizar a aplicabilidade com melhor retorno socioeconômico e ambiental para as cooperativas de reciclagem.

Por fim, vale lembrar que a Coopermiti oferece o serviço de gestão e retirada dos resíduos para empresas, residências, condomínios e outros que tendem a concentrar uma grande quantidade de embalagens.


Mais informações:

Coopermiti
www.coopermiti.com.br

Rede Sul
www.redesul.eco.br

Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem (Fepacoore)
https://fepacoore.coop.br/



Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados