Publicidade

Conecta Verde

Através do Programa so+ma Vantagens, com apoio do Grupo Heineken, Salvador (BA) destina 1 mil toneladas de resíduos sólidos para reciclagem em um ano

Compartilhar

Programa contribuiu com a organização da cadeia do vidro na região

Editado por Flavius Deliberalli

O Programa so+ma Vantagens, apoiado pelo Grupo Heineken e desenvolvido pela startup so+ma em parceria com a Prefeitura de Salvador, na Bahia, anunciou o balanço do seu primeiro ano de atuação.

De acordo com os envolvidos, com quase 15 mil famílias participantes, o programa viabilizou a correta destinação de 1 mil toneladas de resíduos sólidos nos últimos doze meses, gerando um incremento substancial de emprego e renda e evitando o descarte de materiais nos lixões da cidade.

Criado com o objetivo de promover a economia circular e oferecer benefícios reais para atitudes socioambientais, o programa estimula a população participante a fazer o descarte em um dos seus 12 pontos de coleta e, assim, acumular pontos e trocá-los por produtos ou serviços – como cursos profissionalizantes, alimentação básica e itens de higiene. O auxílio vem contribuindo com pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial, durante e pós o período de pandemia, que impactou a população brasileira economicamente.

O Grupo Heineken é um dos principais parceiros do programa e vem atuando em conjunto desde a concepção do projeto. “Este programa é de extrema relevância para toda a agenda que temos construído para aumentar os nossos impactos positivos em nosso entorno, porque ele une a preocupação ambiental com o desenvolvimento social. Desde quando iniciamos, a iniciativa vem se mostrando bastante eficaz em relação ao que se propõe e, principalmente com a pandemia, os resultados que temos atingido comprovam a importância de ações como essa para a comunidade”, afirma Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

Desde o lançamento do programa, em 2019, já foram distribuídas mais de 66,5 mil recompensas. Desse total, foram resgatados mais de 50 mil itens alimentícios básicos e 276 cursos de capacitação profissional e empreendedorismo.

Um dos destaques do so+ma em Salvador (BA) foi a organização da cadeia do vidro. “Percebemos, ao chegar com o projeto na cidade, que este era um item recusado pela maioria das cooperativas em função da sua dificuldade de venda”, conta Claudia Pires, fundadora do so+ma. A partir desta constatação, as cooperativas parceiras foram integradas a essa cadeia de destinação e remuneração, gerando um resultado de 687 toneladas de vidro arrecadadas, sendo 443,4 mil kg gerados em residências e descartados pelos participantes do programa, e 244 mil kg entregues pelas cooperativas.

“Com um volume incremental ao que antes era recebido, estamos ajudando a aumentar a necessidade de cooperados, gerando mais empregos e renda para todos”, Claudia Pires.

Ainda segundo os envolvidos no projeto, o volume de material reciclado pelo programa já representa hoje uma economia de 49 milhões de litros de água e de 2,5 milhões de KWh de energia, além de que 127,6 milhões de litros de água deixaram de ser contaminadas e 8,3 mil árvores foram salvas. Em relação a emissão de gás carbônico (CO2), um dos gases predominantemente associados ao aquecimento global e mudanças climáticas, 2,3 milhões de kg já deixaram de ser emitidos.


Mais informações:

Heineken
www.heinekenbrasil.com.br

Programa so+ma Vantagens
https://somosasoma.com.br

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados