Publicidade

Conecta Verde

3M desenvolve no Brasil sua primeira embalagem com 100% de plástico reciclado da América Latina

Compartilhar

Segundo informado pela empresa, frasco é produzido a partir de material reciclado com resina pós-consumo (PCR)

Editado por Flavius Deliberalli

A 3M acaba de desenvolver no Brasil sua primeira embalagem de plástico rígido 100% reciclado. O frasco, criado e produzido no país, é o primeiro da empresa na América Latina e sua produção ocorre por meio de uma triagem automática de sucata de garrafas em fardos e flocos para obter resinas pós-consumo granuladas, utilizando embalagens recicláveis com registro de procedência e rastreabilidade, que validam a autenticidade das matérias primas.

Normalmente, as embalagens plásticas rígidas têm uma vida útil pequena e a maioria delas é de uso único. Além disso, 63,7% dos materiais consumíveis de polietileno são utilizados apenas uma vez.

Apresentada no Hackathon, evento interno da empresa, a embalagem teve ótimo desempenho mecânico e a performance validada por meio de testes de confiabilidade, como o de envelhecimento acelerado a quente, de acordo com a exigência da ANVISA de avaliação da vida útil na prateleira, testes de compatibilidade química, adesão de rótulo e logística.

A produção da embalagem contou com o engajamento da Plimax Indústria de Embalagens, que já era fornecedora da 3M e da Wise Plásticos S.A., produtora de resinas termoplásticas e perfis poliméricos fabricados a partir de materiais plásticos recicláveis.

“Nosso principal objetivo com a transformação da embalagem comum para a de 100% de plástico reciclado foi ampliar o máximo possível o uso de plásticos reciclados na 3M, promovendo a economia circular. Estamos felizes em poder comunicar esse passo importante e inédito em nossa empresa, pois reforça o compromisso 3M com a economia circular e a ciência, além da colaboração e engajamento de toda a equipe no projeto pioneiro na empresa”, diz Alessandra Bassotelli, engenheira de embalagens da 3M e líder do projeto “Embalagens 3M Moldadas por Sopro com Resina Reciclada Pós Consumo”.

Por fim, a 3M informou que a criação da nova embalagem vai ao encontro do compromisso assumido globalmente, que a tornou um dos membros fundadores da Aliança Global para Energia Sustentável (Global Alliance for Sustainable Energy), iniciativa que busca alavancar a contribuição das empresas para a descarbonização do sistema energético, alinhado à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26).


Mais informações:

3M
www.3m.com.br

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados