Expectativa gira em torno de mais de 100 milhões de toneladas por ano
Editado por Flavius Deliberalli / Crédito da imagem: Márcia Foletto / O Globo
A indústria global deverá reciclar entre 90 e mais de 100 milhões de toneladas de alumínio por ano até 2050, segundo projeções do International Aluminium Institute (IAI) que a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) teve acesso. Atualmente, esse volume está em cerca de 41 milhões de toneladas, reforçando a importância da reciclagem para a economia circular e a redução da pegada de carbono.
Segundo a ABAL, no Brasil foram reciclados 850 mil toneladas de sucata de alumínio em 2023 (último dado disponível), o que corresponde a cerca de 60% do metal consumido no país atualmente, enquanto a média mundial é de aproximadamente 30%.
Ainda segundo a entidade brasileira, o alumínio é infinitamente reciclável sem perder suas propriedades, sendo um pilar da economia circular. Além disso, sua reutilização reduz a necessidade de novos recursos, economiza energia e impulsiona cadeias produtivas mais sustentáveis, contribuindo significativamente para a descarbonização da indústria e de segmentos como transporte, embalagens, eletricidade e construção civil.
Mais informações:
ABAL
www.abal.org.br