Publicidade

Conecta Verde

Pesquisa global mostra que quase nove em cada 10 pessoas apoiam um tratado da ONU sobre poluição por plástico

Compartilhar

Dados são da WWF e Plastic Free Foundation

Editado por Flavius Deliberalli

Uma média de quase nove em cada 10 pessoas pesquisadas em 28 países, entre eles o Brasil, acha importante ter um tratado global para combater a poluição plástica.

A pesquisa da Ipsos, para Plastic Free Foundation e WWF, entrevistou mais de 20 mil adultos no final de 2021 a respeito desse tema.

Os países da América Latina lideram, com 93% dos entrevistados reconhecendo a importância de um tratado global de plásticos, seguidos pela Europa e região Ásia-Pacífico. A proporção de pessoas que acham que um tratado é importante foi maior no México (96%), na China (95%) e no Peru (95%).

“Sabemos que as pessoas estão extremamente preocupadas com a crescente crise da poluição plástica e, em 2021, cerca de 140 milhões de pessoas em todo o mundo participaram do ‘Plastic Free July’, mas a ação individual não é suficiente. É preciso haver metas e mandatos claros e ambiciosos que reformulem nosso relacionamento com os plásticos, para que a saúde das pessoas e do meio ambiente não estejam em risco pela poluição plástica. A pesquisa é um apelo claro de pessoas de todos os cantos do mundo para que seus governos ajam agora”, disse Rebecca Prince-Ruiz, fundadora e diretora executiva da Plastic Free Foundation.

A pesquisa também revelou que 85% dos entrevistados querem que fabricantes e varejistas sejam responsabilizados por reduzir, reutilizar e reciclar embalagens plásticas. Essas demandas estão alinhadas com uma abordagem de ciclo de vida completo para o gerenciamento da poluição plástica, que Peru e Ruanda propuseram para avaliação dos Estados membros da ONU em fevereiro passado.

“Nossa crise de plásticos ameaça sair do controle e já é hora de governos de todo o mundo assumirem a liderança. Pessoas em todo o mundo deixaram claras as suas opiniões. O ônus e a oportunidade estão agora com os governos para adotar um tratado global de plásticos – um que seja juridicamente vinculativo e estabeleça regras e regulamentos globais que abordem todo o ciclo de vida do plástico – para que possamos eliminar a poluição plástica no meio ambiente até 2030. Não podemos aceitar nada menos”, disse Marco Lambertini, diretor geral do WWF Internacional.

Leia a pesquisa “Atitudes em relação aos plásticos de uso único” completa aqui.

Mais informações:

Plastic Free Foundation
www.plasticfreejuly.org/

WWF
www.worldwildlife.org/

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados