Estudo realizado com 40 marcas usuárias apontou que as embalagens de papel têm ganhado relevância e tem espaço para salto ainda maior
Editado por Flavius Deliberalli
As embalagens de papel estão avançando na preferência dos brand
owners e têm atributos que podem proporcionar um crescimento ainda maior. Esta é uma das conclusões da segunda edição da pesquisa Percepções & Oportunidades para Embalagens de Papel, encomendada pela Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel) e Two Sides Brasil, realizada pela Quórum Brasil.
De acordo com as entidades responsáveis pela pesquisa, trata-se de uma atualização dos dados de 2019, contemplando a participação de 87 profissionais que atuam em 40 empresas de diversos segmentos, como alimentos, farmacêutico, têxtil, automotivo, higiene e limpeza, brinquedos, cosméticos, entre outros. O objetivo é apresentar um panorama atual sobre o comportamento e as preferências das empresas em relação às embalagens sustentáveis.
Dentre os principais dados da pesquisa, chama a atenção a mudança no perfil dos decisores sobre os tipos de embalagens adotadas nas companhias. Em 2019, as áreas de suprimentos e desenvolvimento de embalagens eram as mais influentes nesse processo. Hoje, a partir das entrevistas realizadas no segundo semestre de 2024, quem ganhou protagonismo são os departamentos de qualidade e marketing, sinalizando que as decisões agora também envolvem atributos de desempenho e imagem da marca.
“Está claro que, para além do atributo de sustentabilidade, as embalagens de papel têm ganhado espaço como um veículo de comunicação de marca e transmissão de valor. A digitalização tem impulsionado este movimento e aquela embalagem que era vista como mera necessidade para armazenamento e transporte, hoje torna-se, cada vez mais, uma ferramenta de aproximação entre marca e cliente”, comenta o embaixador José Carlos da Fonseca Jr., presidente-executivo da Empapel.
Outro ponto de destaque é o avanço da presença de embalagens de papel nas empresas. Ao serem questionadas sobre os tipos de embalagens que costumam utilizar, houve crescimento na menção a materiais como papel, papelcartão e papelão ondulado. O uso de papel passou de 62% para 65%, o de papelcartão subiu de 57% para 60%, e o de papelão ondulado passou de 65% para 70%. Embora não representem participação de mercado, os dados indicam uma valorização crescente desses materiais.
“Qualidade, como mostra a pesquisa, é o principal requisito dos compradores de embalagens e isso se coloca como o desafio maior para toda a indústria de papel, cartão e papelão”, avalia Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil, destacando a comparação dos dados entre as pesquisas.
As entidades destacam ainda que a sustentabilidade se mantém como um fator-chave na escolha das embalagens. A associação entre papel e atributos sustentáveis, como reciclabilidade e biodegradabilidade, foi amplamente reforçada pelos participantes da pesquisa. Além disso, 27% dos entrevistados afirmaram considerar a substituição do material atualmente utilizado por uma alternativa mais sustentável. No entanto, 59% apontaram a necessidade de mais informações para tomar decisões mais assertivas.
Mais informações:
Empapel
www.empapel.org.br
Two Sides
www.twosides.org.br