Publicidade

Conecta Verde

Parceria da Owens Illinois com a startup SOLOS recolhe mais de 60 mil garrafas de vidro no Sul da Bahia

Compartilhar

Ação foi realizada de porta em porta para recolher embalagens de vidro em bares e pousadas


Editado por Flavius Deliberalli

A iniciativa de coleta de embalagens de vidro realizada na praia Ponta de Corumbau, no município de Prado (Bahia), pela startup SOLOS e pela Owens Illinois (O-I), uma das líderes mundiais na fabricação de embalagens de vidro, foi sucesso absoluto. De acordo com as empresas participantes da ação, no período de um mês, foram recolhidas mais de 60 mil garrafas em 19 estabelecimentos participantes.

A ação contou com o apoio da prefeitura local, que disponibilizou um caminhão para recolhimento dos vidros em bares e pousadas, e ampla divulgação nas redes sociais pela população, estratégia que foi fundamental para a adesão à atividade e seu êxito.

“A mobilização conjunta foi o grande impulsionador deste resultado expressivo de coleta, mostrando que este é um tema de interesse coletivo e que precisa também da participação ativa de cada ator da cadeia: indústria, estabelecimentos, população e poder público”, ressalta Saville Alves, cofundadora da SOLOS.

A Owens Illinois, comprometida com a reciclagem do vidro, utiliza as embalagens recolhidas em seu processo de fabricação, o que resulta em embalagens novas com as mesmas características de qualidade das produzidas a partir de matérias-primas virgens, sendo que cada quilo de caco utilizado na produção substitui o equivalente a 1,2 quilo de matérias-primas virgens, proporcionando benefícios para o meio ambiente e a sociedade.

“Na O-I, estamos realmente comprometidos com a sustentabilidade, com o reaproveitamento de materiais e com a destinação correta do lixo, que reduz custos com coleta urbana e aumenta a vida útil de aterros sanitários. Os resultados dessa ação nos motivam a ampliar, ainda mais, nossa atuação para contribuir com a logística reversa do vidro no Brasil”, destaca Alexandre Macário, especialista no desenvolvimento da cadeia de reciclagem de vidro da Owens Illinois.

Ainda segundo a Owens Illinois, cada tonelada de vidro reciclado gera economia de 2,9% no consumo de energia durante o processo produtivo e, com 1 tonelada de caco, é possível reduzir a emissão de 0,50 tonelada de CO2. Outra vantagem é do processo é que, a cada 50 quilos de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,04 m3 em aterros para resíduos sólidos.


Mais informações:

Owens Illinois
www.o-i.com

SOLOS
https://alimentesolos.com.br

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados