Publicidade

Conecta Verde Pocket Class - 19-10-23

Pacto Global da ONU no Brasil revela indicadores das empresas em metas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Contra a Corrupção

Compartilhar

Relatório “1 Ano de Ambição 2030” traz resultados das organizações comprometidas com os Movimentos da estratégia lançada para acelerar a agenda de sustentabilidade

Editado por Flavius Deliberalli

O Pacto Global da ONU no Brasil apresentou o relatório “1 Ano de

Ambição 2030”, a primeira publicação com os indicadores da estratégia formada por oito grandes Movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. De acordo com o Pacto Global da ONU no Brasil, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma prioridade e a adesão do setor privado é fundamental para isso. Dessa forma, essa primeira mensuração já oferece os resultados das organizações que se comprometeram com os Movimentos, mostrando, entre outros resultados, que a participação nas iniciativas da Ambição 2030 contribuíram na mudança de políticas e práticas organizacionais e no avanço das metas.

Ainda segundo o Pacto Global da ONU no Brasil, os indicadores foram calculados com base em dados fornecidos por mais de 200 organizações, que assumiram cerca de 300 compromissos em sete dos oito movimentos: Mente em Foco, Elas Lideram 2030, Salário Digno, Raça é Prioridade, Ambição Net Zero, +Água e Transparência 100%. O oitavo Movimento, Conexão Circular, foi criado em março de 2023 e, por isso, ainda não teve indicadores mensurados.

“Esse relatório traz o resultado da Ambição 2030 e é um retrato do quanto podemos ajudar a acelerar a transição necessária para um planeta mais justo e sustentável, pois mostra que só é possível avançar por meio de metas ambiciosas. Precisamos celebrar esse um ano com o primeiro levantamento dos indicadores, mas ainda há um caminho longo pela frente para percorrer”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

O Pacto Global da ONU no Brasil destaca também que os dados fornecidos pelas empresas permitiram observar, por exemplo, o quanto já estão inseridas nos temas e avançaram nas metas de cada movimento, os principais desafios para alcançá-las e o quanto participar da Ambição 2030 está contribuindo para o desenvolvimento dos temas em suas organizações. Entre os principais desafios apontados para alcançar as metas em cada movimento está a questão orçamentária. No Salário Digno, por exemplo, foi o principal motivo indicado por 69% das participantes. Já no Mente em Foco, além deste fator, questões relacionadas ao engajamento das lideranças foram destacadas por 25% das empresas.

O Pacto Global da ONU no Brasil avalia que as organizações ainda têm muito a evoluir, mas o fato de terem assumido compromisso público ajuda a avançar nas metas. A comunicação dos indicadores é um diferencial que as empresas participantes passam a ter de posicionamento junto à sociedade. Assim, a expectativa é que este relatório cresça a cada ano, com números cada vez melhores, mais impacto positivo e com mais empresas comprometidas.

Conheça alguns indicadores de cada um dos Movimentos e suas metas até 2030:

+Água – iniciativa para aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil
– 72% têm integração do ODS 6 na estratégia de negócios e de gestão da organização;
– 56% das respondentes estão comprometidas com as metas 1 e 2 (ter 99% de pessoas com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto).

Ambição Net Zero – redução da emissão de carbono
– 47% das respondentes assumiram o compromisso de publicar o inventário de gases de efeito estufa e possuem compromisso com SBTi a nível local;
– 10,5% assumiram o compromisso de divulgar publicamente o inventário de gases de efeito estufa e possuem compromisso com a SBTi em nível internacional (incluindo operações no Brasil).

Elas Lideram 2030 – igualdade de Gênero (ODS 5)
– 41% já têm entre 30% e 50% de mulheres no quadro de alta liderança e 35% têm entre 30% e 50% de mulheres em cargos de liderança;
– 70% das companhias contam com valores de 30% a 80% de mulheres compondo a força total de trabalho;
– o número de mulheres negras nas companhias participantes é inferior a 15%, independente da função e cargo;
– mulheres com deficiência são menos de 1% em mais de 50% das empresas participantes, independente de cargo e função;
– 40% das respondentes não aplicam nenhuma metodologia de transversalidade de gênero nas políticas de remuneração e benefícios.

Mente Em Foco – promoção de Saúde e Bem-estar (ODS 3)
85% das participantes informaram oferecer um ou mais profissionais de referência para aconselhamento e atendimento em saúde mental;
– mais de 80% das empresas não registram os atendimentos por identidade de gênero e raça/cor;
– 60% das empresas indicam realizar ao menos uma avaliação anual dos(as) colaboradores(as) no aspecto saúde mental;
– mais de 25% dos respondentes apontaram questões relacionadas ao engajamento da alta liderança entre os principais desafios/dificuldades para evolução do tema.


Raça é prioridade – redução das desigualdades
18,68% é a média de pessoas negras em cargos de liderança e 33% no quadro funcional;
81,25% já realizaram censo racial, em sua maioria autodeclarado;
mais de 50% das participantes avaliam que o Movimento tem contribuído para mudanças de políticas e práticas, no engajamento da alta liderança e no avanço das metas com relação ao tema.

Salário Digno – ambição de garantir 100% de salário
– 37% das participantes informaram que já oferecem um salário digno;
– 47% responderam que estão em fase de implementação de um salário digno;
– 31,5% empresas estão em processo de identificação de metodologia para cálculo de salário digno;
– 519% é a diferença entre a pessoa mais bem remunerada e todos os colaboradores.

Transparência 100% – desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis
70% não publicam as interações relevantes com agentes públicos;
40% informaram que publicam sobre a existência de critérios de integridade na política de remuneração variável para a alta administração;
– 10% divulgam o percentual de fornecedores/terceiros de alto risco treinados em integridade.

Clique aqui para baixar o relatório na íntegra.


Mais informações:

Pacto Global da ONU no Brasil
www.pactoglobal.org.br

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados