Publicidade

Conecta Verde

Owens Illinois anuncia criação de Departamento de Economia Circular

Compartilhar

Iniciativa, segundo a empresa, tem como objetivo reforçar as ações em prol da reciclagem do vidro

Editado por Flavius Deliberalli

No último mês de janeiro, foi publicado o Decreto nº 10.936, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Dentre os vários aspectos contemplados, destaca-se a Instituição do Programa Nacional de Logística Reversa (PNLR), que trata da responsabilidade das empresas sobre a destinação correta dos resíduos gerados por sua produção.

Entretanto, o vidro não foi contemplado com uma lei específica, mesmo após o Ministério do Meio Ambiente ter aberto consulta pública no ano passado sobre a possibilidade de uma LR específica para embalagens de vidro e ter desenvolvido um decreto sobre o tema.

Diante disso, com o intuito de fortalecer ainda mais essas iniciativas e ampliar a LR do vidro, a Owens Illinois (O-I), uma das líderes mundiais na fabricação de embalagens de vidro, criou recentemente um Departamento de Economia Circular.

“O principal aspecto da economia circular é recuperar o capital, seja ele humano, financeiro, social ou ambiental. E a embalagem de vidro consegue cumprir esse ciclo e perpassa toda nossa estratégia ESG. No que tange a reciclabilidade, o vidro pode tocar em qualquer uma das esferas do conceito ESG. O nosso objetivo é realizar conexões para que a estratégia total de economia circular possa efetivamente recuperar capital e agregar valor a todos os entes da cadeia”, comenta Alexandre Macário, especialista no desenvolvimento da cadeia de reciclagem de vidro e diretor do novo departamento na Owens Illinois.

A empresa informou também que participa direta e indiretamente de diversas iniciativas junto aos steakholders para promover o reuso do material. Sua meta é atingir 50% de uso de cacos como matéria-prima para a produção de novas embalagens até 2030.


Mais informações:

Owens Illinois
www.o-i.com

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados