Programa contou com grande ajuda dos consumidores e abrange embalagens de outras marcas
Editado por Flavius Deliberalli
A TerraCycle, empresa que fornece soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, e a Natura, renomada empresa da área de cosméticos, anunciam que, em novembro passado, realizaram a coleta de mais de 20 toneladas de embalagens de cosméticos.
De acordo com as empresas, o sucesso na campanha foi viabilizado por conta da colaboração dos consumidores, que realizaram o descarte de suas embalagens em lojas da Natura.
“O consumidor tem um papel de extrema relevância em relação às questões socioambientais. Ao participar ativamente de iniciativas como essa, deixa claro seu protagonismo e preferências por marcas e empresas que adotam uma agenda sustentável”, comenta Renata Ross, gestora de marketing e relacionamento da TerraCycle.
Os materiais coletados passarão por um processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos. As embalagens são separadas entre plástico, vidro e papel e cada item é encaminhado para as plantas de processamento. Os plásticos passam pelas etapas de moagem, micronização, ou trituração e extrusão, que é o derretimento e a moldagem no formato de espaguetes. Após esse processo, os espaguetes são cortados, formando grãos, chamados de pellets, a nova matéria-prima que será reintroduzida na cadeia para fabricação de objetos diversos.
As empresas envolvidas informaram ainda que diversas lojas da Natura, em todo o Brasil, participam do programa de coleta, que também compreende embalagens de cosméticos de outras marcas.
Mais informações:
TerraCycle
www.terracycle.com.br
Natura
www.natura.com.br