Publicidade

Conecta Verde

Melhoramentos anuncia construção de fábrica de embalagens produzidas a partir da fibra de celulose

Compartilhar

De acordo com a empresa, unidade vai produzir embalagens menos agressivas ao meio ambiente em escala, como alternativas ao plástico de uso único, especialmente para a indústria de alimentos

Editado por Flavius Deliberalli

A Melhoramentos anuncia a construção de uma fábrica que terá como foco a produção de embalagens de fibra de celulose. Com um investimento inicial de R$ 40 milhões, apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a empresa reforça seu compromisso com a inovação e o meio ambiente.

De acordo com a empresa, a nova unidade está localizada em Camanducaia, Sul de Minas Gerais, onde opera há mais de 80 anos, e produzirá embalagens 100% compostáveis, feitas de matéria-prima renovável que se decompõe naturalmente em até 75 dias. Essas embalagens são projetadas para resistir à gordura, umidade e temperaturas extremas, podendo ser usadas desde o freezer até o forno a 220 graus, substituindo com eficiência o plástico de uso único.

A respeito da compostabilidade das embalagens, a Melhoramentos informou que os resíduos que passarão pelo processo de decomposição são basicamente as matérias-primas usadas na produção da embalagem, ou seja, fontes vegetais e aditivos de barreira. Dentre essas fontes vegetais estão as fibras de celulose virgem (provenientes de madeira). Além disso, se descartada com o lixo doméstico/orgânico, se decompõe em meses.

A Melhoramentos informou também que a nova unidade conta com capacidade inicial de produção de 60 milhões de embalagens anuais, tem previsão de expansão e iniciará operações no primeiro trimestre de 2025, gerando inicialmente 40 novos empregos na região. O projeto foi desenvolvido em parceria com a startup israelense W-Cycle, especialista em soluções de embalagens sustentáveis.

“Com mais de 130 anos de história no Brasil, a Melhoramentos reafirma seu papel transformador ao introduzir no mercado uma solução sustentável em larga escala para o setor de embalagens. Este lançamento amplia nosso portfólio de produtos de base florestal, impulsionando ainda mais a diversificação, inovação e sustentabilidade”, destaca Rafael Gibini, CEO da Melhoramentos.


Mais informações:

Melhoramentos
www.melhoramentos.com.br

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados