Publicidade

Conecta Verde

Masterclass do Conecta Verde discutiu de forma abrangente a circularidade das embalagens de papel

Compartilhar

Especialistas renomados e profissionais do setor marcaram presença no evento que destacou temas relacionados a logística reversa, design circular e sustentabilidade do papel

Por Flavius Deliberalli

Um diálogo importante e inspirador. Assim pode ser definida a Masterclass Economia Circular de Embalagens de Papel, do portal Conecta Verde, que foi realizada no último dia 6 de março, em São Paulo (SP).

A exemplo das edições anteriores, o evento reuniu representantes de diversos elos da cadeia de embalagens para discutir, de forma abrangente e aprofundada, temas relacionados a circularidade das embalagens de papel, como logística reversa, design circular e reciclagem, entre outros.

“A nossa contribuição ao setor de embalagens tem como foco fomentar alternativas para acelerar a transformação da economia para um modelo circular. E isso se faz reunindo os grandes especialistas do setor e os profissionais que estão liderando essa transformação em suas áreas de atuação. Estamos extremamente orgulhosos por mais esta realização”, pontua Elen Nunes, fundadora, editora e RP do Conecta Verde.

Profissionais do setor de embalagens, consultores e especialistas acompanhando a programação do evento.

Indústria gráfica e de papel marcando presença
Além de especialistas renomados, profissionais experientes e representantes de entidades e empresas do setor de embalagens, a Masterclass Economia Circular de Embalagens de Papel também recebeu profissionais da indústria gráfica e de papel, tanto presencialmente como virtualmente, uma vez que o evento foi transmitido online. Estiveram representadas Klabin, Ibema, Suzano, Oji Papéis Especiais, Gráfica Gonçalves, Kingraf e Gráfica 43, entre outras, além de colaboradores e profissionais das entidades parceiras e patrocinadores do evento.


Programação
Planejada para mostrar aos participantes as iniciativas e alternativas que estão sendo desenvolvidas por grande parte dos setores envolvidos na produção e reciclagem de embalagens de papel no sentido de ampliar a circularidade deste material, a programação da Masterclass Economia Circular de Embalagens de Papel teve início com a apresentação de Christian Króes, gerente de produto e assistência técnica da Papirus. O executivo detalhou o Programa Papirus Circular, abordando sua proposta e mecânica de funcionamento e ressaltou a importância do evento. “O evento foi muito positivo. Pudemos confirmar o grande interesse do mercado de embalagens pelas soluções sustentáveis e mostrar aos participantes o que temos feito em termos de desenvolvimento de produtos inovadores e alinhados ao ESG, que integram nosso Programa Papirus Circular. Além disso, a programação foi muito enriquecedora, nos permitindo acompanhar as novidades do mercado, as tendências e iniciativas que estão em andamento para fortalecer ainda mais o setor”, analisou Króes.

Marcos Iorio, consultor em ESG e economia circular, deu sequência ao evento compartilhando seu vasto conhecimento sobre design circular, soluções para diminuição de resíduos e economia circular em uma das aulas mais aguardadas pelos participantes.

A aula seguinte ficou a cargo de Ricardo Sastre, diretor comercial da Mudrá Design. Como especialista em design sustentável, Sastre abordou uma análise do ciclo de vida para embalagens.

A primeira parte do evento teve ainda a palestra de Manoel Manteigas, que é diretor técnico da Two Sides. O professor falou sobre as embalagens de papel como uma escolha natural, além de levar ao conhecimento de todos a atuação da Two Sides e uma série de mitos e fatos sobre o papel e sua sustentabilidade.

As palestras do período da tarde tiveram como ponto de partida o tema “Logística Reversa”, que foi explorado por Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining. Dentre os tópicos de sua apresentação estiveram um panorama da gestão de resíduos no Brasil, reciclagem, economia circular e a atuação da Green Mining.

Os desafios da reciclagem de papel e a importância das embalagens de papel na vida dos catadores, além de mecanismos de incentivo à coleta de papel nortearam a apresentação de Anderson Nassif, catador e gerente adjunto da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).

Leonardo Reis, diretor de marketing e exportação da Forest Paper, foi o palestrante seguinte. Com base na temática “O novo ciclo do papel no Brasil”, Reis detalhou a atuação da Forest Paper e da Revita Ambiental, destacando soluções oferecidas ao mercado e cases. E além disso, o executivo também reforçou a importância das embalagens de papel. “A embalagem de papel provém de fonte renovável, certificada, e somos capazes de dar novos começos através da circularidade. Com inteligência e tecnologia, a indústria brasileira tem condições de liderar esse debate global. O Conecta Verde pode ser o grande catalizador desses movimento pela sustentabilidade”, declarou.

Laura Sanchez Sanchez, diretora da Nathural Group, também entregou uma valiosa contribuição ao evento, ao compartilhar sua experiência e conhecimento sobre barreiras, inovação e tendências de mercado para embalagens de papel.

A aula que encerrou esta Masterclass do Conecta Verde foi ministrada por Letícia Méo, consultora em Sustentabilidade e ESG. Através de exemplos práticos, a consultora demonstrou como as empresas devem fazer para comunicar a sustentabilidade de seus produtos e ações com transparência e evitar o greenwashing.

Esta iniciativa do portal Conecta Verde contou com o patrocínio master de Forest Paper e Papirus, patrocínio ouro de SIG e importante apoio institucional da ABFLEXO – FTA Brasil – Associação Brasileira Técnica de Flexografia e Conversão Digital, Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), Two Sides, Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF), ABITEC – Divisão de inovação e tecnologia gráfica da ABIGRAF, Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel).

Christian Króes, da Papirus.
Marcos Iorio, consultor em ESG e economia circular.
Ricardo Sastre, da Mudrá Design.
Manoel Manteigas, da Two Sides.
Rodrigo Oliveira, da Green Mining.
Anderson Nassif, da ANCAT.
Leonardo Reis, da Forest Paper.
Laura Sanchez Sanchez, da Nathural Group.
Letícia Méo, consultora em Sustentabilidade e ESG.
Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados