Publicidade

Conecta Verde

Luciana Pellegrino detalha o Fórum ABRE de Sustentabilidade: Positive Packaging

Compartilhar

Em entrevista exclusiva, diretora executiva da ABRE fala sobre as expectativas para o evento, que acontecerá de 31 de maio a 2 de junho

Por Elen Nunes / Editado por Flavius Deliberalli

O Fórum ABRE de Sustentabilidade: Positive Packaging está chegando. Um dos eventos mais aguardados do setor acontecerá de 31 de maio a 2 de junho, em São Paulo (SP) e online, e vai discutir tópicos relacionados à Produto & Embalagem, Marca e Comunicação aos Consumidores e Logística Reversa e Circularidade.

Confira a entrevista exclusiva que Luciana Pellegrino, diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) concedeu ao portal Conecta Verde e saiba mais sobre o evento.

1- Quais as expectativas da ABRE para essa edição do evento?
Essa é uma edição muito especial, porque depois de dois anos online, o evento avança para o híbrido, um modelo que permite que mais pessoas participem. O fórum tem como objetivo mobilizar a cadeia de consumo, considerando tanto a indústria de embalagens, como os fabricantes de produtos. O foco é realmente esse, mobilizar a cadeia e seus integrantes para articular caminhos, soluções e tecnologias para o desenvolvimento sustentável da cadeia de consumo, integrando também nesse processo outros interlocutores fundamentais que trarão temas importantes, como a educação ambiental do consumidor, a voz de diferentes cooperativas, novos empreendedores com programas de logística reversa que estão ajudando a construir esse entendimento sobre como cada um participa e como cada pessoa se conecta e pode fazer parte da reciclagem das embalagens. Elo fundamental que é conectar consumidores, cooperativas e a indústria recicladora, fazendo a gestão do material para que ele flua nesse ecossistema e esse material possa chegar na indústria da reciclagem. O evento vai abordar todos esses temas e será uma grande reunião de alinhamento em prol da embalagem positiva.

2- Explique o tema Positive Packaging e o motivo da escolha.
A ABRE trabalha o tema sustentabilidade de forma constante, dando respaldo para a indústria avançar e, ao longo desse trabalho, vamos buscando entender qual é o momento e como podemos trabalhar profundamente um tema que seja eficaz para o desenvolvimento sustentável no setor. Estamos atentos a iniciativas e cases que precisam ser compartilhados, colaborações que precisam ser fomentadas para inspirar e preparar outras empresas e profissionais para esse movimento. Então, esse ano, a gente abre a discussão para explorar os diferentes pilares da sustentabilidade na cadeia de consumo. Com o tema Positive Packaging a gente busca explorar esse desenvolvimento estratégico da embalagem para a sustentabilidade e isso inclui a economia circular que foi tema em anos anteriores, mas também eco design, a comunicação para o consumidor, logística reversa, reciclagem e a intencionalidade no desenvolvimento, para que essa embalagem contribua para um consumo mais consciente. O Positive Packaging é a indústria recebendo informação com um olhar para a sustentabilidade em cada etapa, em cada momento da jornada para uma embalagem mais positiva.

“O fórum tem como objetivo mobilizar a cadeia de consumo, considerando tanto a indústria de embalagens, como os fabricantes de produtos”

3- E o que a gente pode esperar desse encontro? O que será discutido nesses três dias?
No primeiro dia, traremos essas iniciativas inspiradoras e cases sobre como a indústria está gerando impacto positivo, seja social, ambiental e econômico, para contribuir para uma agenda positiva. O segundo dia terá base em comunicação, com abordagens sobre eco design; a importância da informação para gerar conexão entre a sociedade e a reciclagem; e a rotulagem, utilizando a embalagem como ferramenta de informação e de educação ambiental do consumidor. E no terceiro dia, serão apresentados diferentes programas de startups de logística reversa, além de concessionárias com projetos de economia verde que buscam valor no resíduo e possuem tecnologia para aproveitá-lo como recurso. E por fim, a perspectiva econômica, demonstrando como que de fato se comprometer com a responsabilidade socioambiental está ligado a própria competitividade da empresa e como ela é vista no mercado financeiro, reforçando que tudo isso faz parte de um grande movimento da nossa sociedade. Serão três intensos dias, com muito conteúdo e troca significativa.

4- Qual a expectativa da ABRE a respeito da repercussão desse evento no mercado de embalagens a curto, médio e longo prazo?
A repercussão é sempre muito positiva. Há profissionais que estarão palestrando esse ano que se aproximaram da ABRE por encontrarem insights importantes para os seus negócios nas edições passadas. Muitos relatam que o evento facilita e estreita as conexões para encontrar soluções para desafios e agentes parceiros que contribuem em seus desenvolvimentos. Outros afirmam que ao terem acesso aos cases durante o evento, adaptam às suas realidades. E a maioria relata com entusiasmo a riqueza e a importância do entendimento desses novos caminhos e essas inspirações acabam que se desdobrando numa próxima edição do evento. O fórum tem esse papel: apresentar conteúdo de alta qualidade e troca agregadora que impulsiona essa transformação.

“A repercussão é sempre muito positiva. Há profissionais que estarão palestrando esse ano que se aproximaram da ABRE por encontrarem insights importantes para os seus negócios nas edições passadas”

5- Pra finalizar, vimos que o ReciclaHack terá seus dados divulgados no Fórum. Conte-nos um pouco sobre essa iniciativa.
Essa é uma das pautas do fórum, o desafio de encontrar maneiras de comunicar o consumidor, informar e engajar para o descarte correto da embalagem novamente como um recurso e não como um resíduo. Com o intuito de aumentar índices de reciclagem, minimizar impactos ambientais e melhorar as condições sanitárias do manuseio, promoveremos o Hackathon ABRE, convidando o público geral a nos ajudar a buscar soluções de comunicação entre cooperativas e consumidores, compartilhando melhores práticas para preparar cada embalagem para o descarte. Foram 115 participantes, que se reuniram em 23 equipes, com 14 mentores em mais de 20 horas de desenvolvimento de projetos. Durante o fórum, serão apresentados os finalistas e consagrado o projeto vencedor.

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados