O programa piloto Minha Primeira Reciclagem foi desenvolvido em parceria com a Boomera com foco em escolas infantis e visa contribuir para conscientização sobre meio ambiente e sustentabilidade
Editado por Flavius Deliberalli
Rumo ao cumprimento das metas integradas ao seu plano global de sustentabilidade para 2030, a Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, por meio da sua marca Huggies e em parceria com a Boomera, empresa especializada em economia circular, desenvolveu o Programa Minha Primeira Reciclagem, que tem o objetivo de contribuir para a conscientização de pais, alunos, escolas e a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.
A Kimberly-Clark informou que é pioneira neste programa, inédito não somente no Brasil, mas na América Latina, que possibilita que as fraldas utilizadas nas escolas sejam coletadas, recicladas e transformadas em matéria-prima para novos produtos.
A empresa destacou também que as escolas participantes do programa recebem treinamento sobre o impacto ambiental e a correta conscientização de uso, armazenamento e destinação das fraldas.
Ainda conforme informado pela Kimberly-Clark, o programa terá início apenas em escolas na região metropolitana de São Paulo, em fase piloto, para que aprendizados e ajustes possam ser posteriormente implementados, além de estudos no sentido de entender a viabilidade de escalar o projeto, considerando que esse é um grande desafio.
“A jornada de sustentabilidade da Kimberly-Clark está presente em várias etapas da cadeia produtiva dos nossos produtos, desde a matéria-prima utilizada, até práticas adotadas na linha de produção e logística. Com o programa piloto Minha Primeira Reciclagem nós estamos ampliando essa atuação engajando cada vez mais a sociedade em temas voltados à sustentabilidade, unidos a uma solução que equilibra praticidade, conforto e cuidado com o bebê, já conhecidos de Huggies”, analisa Andrea Rolim, presidente da Kimberly-Clark no Brasil.
A parceria entre Kimberly-Clark e Huggies com a Boomera tem o desafio de buscar soluções para contribuir com um mundo mais sustentável para as próximas gerações, com a intenção de criar um programa que vai além da reciclagem das fraldas e possa também engajar comunidades nesse esforço. Para chegar ao Programa Minha Primeira Reciclagem, as empresas envolvidas no processo realizaram pesquisas e ouviram pais de crianças em um levantamento realizado com o Instituto IPSOS, que revelou uma preocupação das famílias com as questões que envolvem o meio ambiente. O fator praticidade também apareceu como um estímulo para o engajamento em iniciativas que visam contribuir para a preservação do nosso ecossistema.
“Ensinar para a sociedade os pilares da sustentabilidade mostrando a importância do papel de cada um na prática é fundamental. O Programa Minha Primeira Reciclagem mostra que é possível minimizar os impactos gerados desde o início da vida, sem perder os benefícios e praticidades dos produtos que já estamos acostumados a usar. A Boomera une ciência com consciência apoiando nossos parceiros em projetos e produtos que gerem impactos socioambientais positivos. A parceria entre a Boomera e a Kimberly-Clark possibilitou a criação de um novo ciclo de vida para um produto que não estava inserido na cadeia circular, desenvolvendo uma tecnologia para transformar o resíduo em matéria-prima para novos produtos”, diz Guilherme Brammer, CEO e Fundador da Boomera.
Mais informações:
Kimberly-Clark
www.kimberly-clark.com.br
Boomera
www.boomera.com.br