Empresa celebra dez anos de atuação no Estado com ampliação da fábrica e expansão logística
Por Elen Nunes
Recentemente, a convite do Grupo Boticário, tive o privilégio de participar de uma press trip ao lado de um seleto grupo de jornalistas de todo o Brasil, promovida pela empresa para celebrar seus dez anos de atuação na Bahia. Foi uma experiência única, explorando de perto a trajetória inspiradora e os projetos inovadores da marca, que fortalecem economias locais e criam oportunidades transformadoras para a região.
A presença do Grupo Boticário na Bahia se destaca como um importante pilar de desenvolvimento socioeconômico para o Estado. Com uma fábrica em Camaçari (BA) e um centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos (BA), a empresa, ao longo da última década, tem promovido impactos significativos por meio de investimentos estratégicos, geração de empregos, iniciativas socioambientais e expansão operacional. Esses avanços reafirmam o compromisso do grupo com a transformação social e o desenvolvimento sustentável, alinhados ao propósito de utilizar a beleza como agente de impacto positivo para pessoas e comunidades.
Desde 2014, ano da chegada na Bahia, o grupo alcançou números expressivos. A fábrica, por exemplo, produziu mais de um bilhão de itens, impulsionando um ecossistema com centralidade no consumidor e que colabora para alavancar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde está presente. Em 2021, foi anunciado o investimento de R$ 600 milhões, além da chegada de empresas parceiras a Camaçari (BA), que geraram empregos diretos e indiretos, além da expansão das linhas de envase e da capacidade produtiva da fábrica.
Durante a visita, fiquei profundamente impressionada com o centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos (BA), uma referência global em tecnologia e eficiência. Com capacidade para separar 70 mil peças por hora, o centro já movimentou mais de 1,3 bilhão de itens e 36 milhões de caixas, atendendo 14 estados brasileiros.
Sérgio Sampaio, vice-presidente de operações do Grupo Boticário, relatou que neste período de atuação na Bahia foi construída uma trajetória de sucesso e impacto positivo, e que o Polo da Beleza demonstra como foi possível integrar estratégia de negócios, parceiros, fornecedores e franqueados a toda uma rede de impacto socioeconômico, gerando oportunidades e transformando a região.
Polo da Beleza da Bahia
Para se preparar para o futuro e garantir seu crescimento contínuo e sustentável, o Grupo Boticário anunciou, em agosto deste ano, um investimento de R$ 4,14 bilhões para aumentar sua capacidade logística e industrial. Parte desses recursos é destinada à operação na Bahia a fim de ampliar em 50% sua capacidade e expandir a malha logística. Além disso, R$ 1,8 bilhão será investido na nova fábrica em Pouso Alegre (MG) e, aproximadamente, mais R$ 700 milhões nas expansões logísticas até 2027 por todo o Brasil e outros R$ 840 milhões serão aplicados no incremento da capacidade industrial na unidade de São José dos Pinhais (PR).
Agenda ESG
De acordo com a empresa, a fábrica de Camaçari (BA) foi a primeira do setor de cosméticos no Brasil a receber a certificação LEED (reconhecimento internacional de empreendimentos sustentáveis), o que contribui significativamente para o alcance dos ambiciosos Compromissos 2030 da empresa. O grupo informou também que em 2023 conquistou a 3ª posição como empresa de beleza mais sustentável do mundo, segundo o Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global, na categoria de Produtos Pessoais, consequência de sua governança de temas ambientais e sociais, com processos eficientes, reuso de água, uso de energia renovável e reciclagem de resíduos, contribuindo com um índice de 97% de reciclabilidade dos resíduos gerados nas operações, e o consumo de 100% de energia renovável¹.
Além disso, a operação em Camaçari (BA) conta com uma unidade do projeto Estação Preço de Fábrica, inaugurada em 2023, que funciona como ponto de coleta de materiais recicláveis pós-consumo. Ao todo, o grupo conta com seis estações espalhadas pelo Brasil, em parceria com empresas de diversos setores, com o objetivo de causar impacto ambiental e social positivos através do recolhimento de resíduos e maior remuneração aos catadores. O Grupo Boticário destaca que em seu ano de inauguração, as estações receberam mais de mil toneladas de materiais recicláveis, beneficiando mais de 1.400 pessoas, que receberam até seis vezes mais pelos resíduos em comparação ao mercado de reciclagem tradicional.
Outros projetos sociais e ações que beneficiam as comunidades locais são:
– Empreendedoras da Beleza: formação profissionalizante gratuita na área da beleza com o objetivo de capacitar e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos dois anos, considerando Camaçari (BA) e São Gonçalo dos Campos (BA), foram registradas mais de 1900 oportunidades criadas e mais de 400 mulheres formadas nessa região, através do curso online.
– Beleza de Educar: uma frente de capacitação profissional em parceria com o SENAI, voltada para as indústrias e centros de distribuição da empresa, que visa aproximar estudantes técnicos das operações do grupo, agindo no pilar de qualificação e potencial em empregabilidade, com a expansão de suas operações. Em 2023, foram 25 formados e 50 pessoas contratadas, por meio desta parceria.
– Programa de Voluntariado – Festival Gente que Faz o Bem: ações voltadas para crianças da região da operação do grupo em Camaçari (BA) e São Gonçalo dos Campos (BA). Nos últimos dois anos, cerca de 1000 crianças foram beneficiadas pelo programa.
– Maquie & Crie: promove ações de capacitação profissionalizante e fomento ao empreendedorismo com atividades que incluem capacitação online e presencial, workshops, oficinas e ações de revitalização em escolas ou ONGs das localidades atendidas. Considerando Camaçari (BA) e São Gonçalo dos Campos (BA), em 2023 e 2024 (até outubro), foram mais de 300 inscrições.
– Beleza de Viver: resgata a autoestima de pacientes e acompanhantes de tratamentos de saúde (foco em longa permanência) através da realização de curso de automaquiagem. Com ações focadas em Salvador (BA), entre 2023 e 2024, foram mais de 500 beneficiados.
Por fim, destaco a nítida percepção da satisfação genuína dos colaboradores, algo que é possível sentir na atuação de cada um deles. Essa valorização se reflete em um forte senso de pertencimento, que se mantém intacto, mesmo com o tão significativo crescimento da empresa. O foco no bem-estar e no desenvolvimento das pessoas é, sem dúvida, um dos pilares fundamentais que sustentam o sucesso contínuo e a diferenciação da marca no mercado. E, posso falar? Ver mulheres ocupando posições estratégicas, além de tantas outras mulheres tão presentes em diversas atividades ao longo de toda a visita, foi algo muito significativo. Não é de hoje que a empresa considera em suas metas e resultados a importância da diversidade e da igualdade de gênero no ambiente corporativo, mostrando como a representatividade feminina, assim como as contratações de pessoas negras, LGBTQIA+, 50+ e de outras minorias, são essenciais para fortalecer a cultura organizacional e impulsionar o crescimento. Porém, ver de perto um ambiente mais inclusivo, onde diferentes perspectivas se somam para promover soluções mais criativas e eficazes, como diriam os baianos, “arrochou” meu coração.
Essa experiência proporcionou uma visão aprofundada sobre a inovação, sobre o empreendedorismo do fundador do grupo, Miguel Krigsner, que iniciou sua trajetória com um creme produzido em uma batedeira de bolo e, principalmente, sobre a importância que tem o compromisso de uma marca com suas pessoas. Foi um privilégio conhecer de perto os valores e a cultura dessa empresa brasileira que conquistou o mundo e segue sendo um exemplo de liderança e transformação.
Referências:
1- Resultados citados contemplam todos os sites operacionais do Brasil, excluindo a fábrica da Truss.