Publicidade

Fórum Mundial de Economia Circular acontece nesta semana com foco no potencial das soluções tropicais para o crescimento sustentável

Compartilhar

Pela primeira vez na América Latina, evento será realizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), de 13 a 16 de maio e com transmissão online

Editado por Flavius Deliberalli

O Fórum Mundial de Economia Circular (World Circular Economy Forum – WCEF 2025) será realizado pela primeira vez na América Latina. O evento acontecerá no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), de 13 a 16 de maio.

Em sua nona edição, o fórum pretende explorar o potencial das soluções tropicais para o crescimento sustentável e a relevância da economia circular na transição para uma economia de baixo carbono, justa e inclusiva.

A transição para a economia circular tem potencial de criar 7 milhões de empregos globalmente, de acordo com o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e seus parceiros, apresentado na edição 2024 do evento. Somente na América Latina e no Caribe, esse potencial pode chegar a 4,8 milhões de empregos.

A expectativa dos organizadores do WCEF2025, o Fundo de Inovação Finlandês Sitra, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), é de reunir mais de mil especialistas convidados, incluindo líderes empresariais, formuladores de políticas e cientistas de todo o mundo, além de milhares de participantes acompanhando online.

A programação do WCEF2025 foi constituída para promover discussões focadas em temas como negócios, governança, finanças, inovação, pessoas e emprego – elementos essenciais para impulsionar a implementação de soluções circulares efetivas.

Nos dias 13 e 14 de maio, o evento contará com quatro plenárias e 12 sessões paralelas, guiadas pelas mais recentes evidências científicas. As plenárias abordarão questões temáticas transversais enquanto as sessões paralelas aprofundarão temas de cada segmento, apresentando exemplos inspiradores, práticos e escaláveis de economia circular. Nos dias 15 e 16 de maio, a programação contará com sessões aceleradoras organizadas por parceiros do WCEF em São Paulo (SP) e ao redor do mundo, que irão conectar os temas do fórum com as atividades diárias necessárias para a transição circular, permitindo uma maior participação do público e um aprofundamento em tópicos específicos.

“O setor produtivo, principalmente a indústria, tem papel central na condução rumo à economia circular com a implementação de soluções concretas para tornar os processos de produção mais sustentáveis”, destaca Kalil Cury Filho, diretor-adjunto do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP.

No Brasil, os sistemas de produção circular têm ganhado cada vez mais força. Uma pesquisa realizada em 2024 pela CNI e o Centro de Pesquisa em Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP), junto à base industrial nacional, revelou que 85% das indústrias no Brasil já adotam pelo menos uma prática de economia circular.

“A indústria é essencial na transição para uma economia circular e pode contribuir mais. Temos promovido uma gestão mais eficiente dos recursos e a valorização de produtos circulares”, aponta Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.


Mais informações:

WCEF 2025
www.wcef2025.com/pt/

 

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados