Publicidade

Conecta Verde

Dow Brasil e parceiros desenvolvem ação para a reciclagem de mais de 42 quilos de papéis liners

Compartilhar

Material arrecadado será transformado novamente em papel após reciclagem

Editado por Flavius Deliberalli

A Dow informou que tem desenvolvido uma série de projetos para ampliar a circularidade de materiais.

Entre as iniciativas mais recentes da companhia, está a coleta e reciclagem dos liners, tipo de papel que serve de base para figurinhas autoadesivas. A iniciativa teve como contexto o aumento considerável da geração desse resíduo por conta do álbum da Copa do Mundo e do álbum comemorativo dos 125 anos da empresa, com o qual presenteou seus funcionários.

A ação, que tem como objetivo promover a economia circular no setor de rótulos e adesivos, foi realizada por meio do programa AD Circular, da Avery Dennison, em parceria com a MD Papéis e a Polpel, empresa brasileira que é uma das referências no tratamento de papéis de difícil reciclagem.

Ao todo, foram coletados 42,1 kg de papéis liners, o equivalente a 168 mil figurinhas, nas unidades da Dow em Jacareí (SP), Guarujá (SP), Jundiaí (SP), Hortolândia (SP), São Paulo (SP), Aratu (BA), Santos Dumont (MG) e Breu Branco (PA).

De acordo com a Dow, o liner é composto por diversos materiais, entre eles o silicone SYL-OFF, e demanda um processo específico de reciclagem. Por isso, mesmo que seja descartado na coleta seletiva, ele acaba sendo tratado como rejeito durante o processo de triagem e vai parar nos aterros sanitários. O descarte incorreto pode ser um problema, pois esses materiais são grandes responsáveis pela liberação de gás metano, um dos principais causadores do aquecimento global.

Dessa forma, a ação envolvendo as empresas contempla o tratamento desse resíduo, permitindo que ele seja reciclado e transformado novamente em celulose, tornando-se matéria-prima para a fabricação de outros produtos, como toalhas de papel e papel higiênico.

“A transição para uma economia circular é um dos principais objetivos da agenda ESG da Dow, e incluir o papel siliconado na cadeia da circularidade é particularmente importante, já que somos líderes na América Latina no fornecimento de soluções desse tipo de revestimento”, afirma Renata Campos, líder de Pesquisa & Desenvolvimento na Dow.

Mais informações:

Dow
www.dow.com

Avery Dennison
www.averydennison.com

MD Papéis
www.mdpapeis.com.br

Polpel
www.polpel.com

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados