Iniciativa ganhou ainda mais importância após as enchentes que aconteceram neste ano
Editado por Flavius Deliberalli
Aumentar a cobertura vegetal é um dos caminhos para mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos, pois áreas verdes amenizam a temperatura da superfície e do ar, e regiões com equilíbrio térmico ficam menos propensas a grandes volumes de chuvas como as que ococrreram no Estado do Rio Grande do Sul recentemente. Por isso, desde 2018, a Polo Films é uma das empresas participantes do Projeto Arborizar.
Na edição 2024 do projeto, a indústria do segmento de filmes flexíveis para embalagens, rótulos, etiquetas e fitas adesivas, plantou 100 mudas de ipê-roxo, ipê-amarelo, Pitangueira e Araçá em diversas ruas de Montenegro (RS), onde está localizada suaa unidade fabril, São Leopoldo (RS), Novo Hamburgo (RS), Cachoeirinha (RS) e Estância Velha (RS).
“Cada muda plantada pelo Arborizar garante a redução do volume do escoamento superficial proporcionando a proteção do solo onde está inserida. E, diante do quadro de extremos climáticos, a atitude de cada pessoa, instituição ou empresa importa muito. Afinal, quando as massas de calor extremo se formam, aumenta o perigo de alagamentos e inundações”, explica Rafael Ferreira Rocha, engenheiro ambiental e sanitário da Polo Films.
De acordo com a Polo Films, as 100 mudas representam 15 toneladas de CO2 absorvidas a cada ano, tendo atividade na descarbonização e na diminuição da poluição do ar, além de proporcionarem bem-estar aos moradores.
A empresa destacou ainda que as iniciativas do Projeto Arborizar contemplam também palestras de educação ambiental em escolas municipais de ensino fundamental e atividades que incluem o plantio de árvores.
Mais informações:
Polo Films
www.polofilms.com.br