Marca pretende investir R$ 6,5 milhões em programas de apoio e fortalecimento da reciclagem inclusiva
Editado por Flavius Deliberalli
A Coca-Cola Brasil participou da Expocatadores, em dezembro passado. Na ocasião, a empresa, que tem a coleta e reciclagem como um dos principais pilares de sua agenda de ESG, anunciou que irá expandir ainda mais suas ações.
De acordo com a empresa, em 2023 serão investidos R$ 6,5 milhões em programas de apoio e fortalecimento da reciclagem inclusiva liderados pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) em todo o território nacional. Além disso, através de uma parceria e projeto apoiado pela The Coca-Cola Foundation, outros US$ 450 mil (aproximadamente R$ 2,3 milhões) serão investidos no fortalecimento e melhoria de cooperativas e organizações de catadores dos estados de São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais.
Ainda conforme informado pela empresa, o investimento vai impulsionar ainda mais o impacto de programas de coleta e reciclagem inclusiva que transformam a vida de milhares de pessoas por meio da valorização, formalização, capacitação e investimentos em infraestrutura. O Reciclar pelo Brasil, por exemplo, já ajudou a formalizar mais de 150 cooperativas no país e, desde sua fundação, em 2017, gerou mais de R$ 344 milhões em renda para os catadores e catadoras.
“É na coleta e destinação adequada de embalagens pós-consumo que a Coca-Cola Brasil percebe um dos maiores desafios da cadeia da reciclagem. Por isso, trabalhamos incessantemente na melhoria e mudanças significativas em nossa produção e portfólio para ampliar a circularidade de nossas embalagens, além de colaboramos com empresas, ONGs e governos. Nossos avanços não seriam alcançados sem a atuação de catadores e cooperativas, os verdadeiros protagonistas da reciclagem no Brasil”, ressalta Silmara Olívio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina.
Por fim, vale lembrar que o compromisso global da marca é tornar 100% de suas embalagens recicláveis até 2025 e, até 2030, usar 50% de material reciclado nas embalagens, ter pelo menos 25% de bebidas vendidas em embalagens retornáveis e dar destinação adequada ao equivalente a cada embalagem que coloca no mercado.
Mais informações:
Coca Cola Brasil
www.cocacolabrasil.com.br