Publicidade

Conecta Verde

Braskem firma parceria com empresas para o desenvolvimento de embalagem stand up pouch com resinas recicladas pós-consumo (PCR)

Compartilhar

Iniciativa que envolve a Antilhas, Gualapack e Terphane proporciona alternativa para marcas que demandam embalagens com barreira e produzidas a partir de matéria-prima reciclada

Editado por Flavius Deliberalli

Buscando reforçar seu compromisso para que as marcas parceiras atinjam suas metas de sustentabilidade, a Braskem, em uma ação colaborativa com a Antilhas, Gualapack e Terphane, desenvolveu uma embalagem stand-up-pouch (SUP) produzida com matéria-prima reciclada pós-consumo (PCR). Trata-se de uma nova alternativa para marcas que necessitam de soluções com barreira e que buscam incorporar o uso de PCR em suas embalagens não alimentícias.

A parceria tem início com o envio da resina reciclada de polietileno (PE) I’m greenTM recycled da Braskem, junto com um filme PET com PCR Ecophane® fornecido pela Terphane, o mesmo utilizado em garrafas plásticas de refrigerantes, para a Antilhas, responsável por sua produção, laminação e impressão. Após a conclusão desta etapa, a estrutura da embalagem é encaminhada à Gualapack, que realiza a injeção do bico e da tampa com polietileno reciclado e formata o pouch. Por fim, a comercialização do produto fica a cargo da Antilhas e da Gualapack.

A tecnologia desenvolvida com resina reciclada pós-consumo concebida por meio desta colaboração resultou na produção de uma embalagem com 43,3% de conteúdo pós-consumo (r-PE + r-PET), gerado a partir de resíduos coletados por meio da logística reversa de embalagens da Braskem e de aterros sanitários.

“Essa parceria reforça nossa contribuição com a economia circular. Atuamos em diversas frentes e em conjunto com empresas altamente qualificadas, de modo a criar produtos mais sustentáveis e que atendam às demandas do mercado. A ampliação do uso de conteúdo reciclado em aplicações de alto valor como essa somente será possível com a união de todos os elos da cadeia”, afirma Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo da Braskem.

Vale destacar que as embalagens foram submetidas aos mesmos protocolos de testes e segurança que as versões feitas com resina fóssil, mostrando que estão prontas para atender os requisitos do mercado.

Por fim, as empresas envolvidas na parceria destacam que esta nova embalagem tem como objetivo contribuir para o retorno de embalagens plásticas à cadeia produtiva, sendo possível sua comercialização para mercados de home care e outros não alimentícios.


Mais informações:

Braskem
www.braskem.com.br

Terphane
www.terphane.com

Antilhas
www.antilhas.com.br

Gualapack
www.gualapack.com.br   



Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados