Publicidade

Conecta Verde

Antilhas: reduzir desperdícios para produzir mais e melhor

Compartilhar

Confira entrevista exclusiva com Carolina Silva Caldo, gerente de pre-press da empresa

Por Elen Nunes / Editado por Flavius Deliberalli

 

Quando falamos sobre sustentabilidade na cadeia de embalagens, vamos além da solução finalizada, disponível no ponto de venda. Isso envolve todos os processos e como eles impactam menos o meio ambiente.

Recentemente, o Portal Conecta Verde conversou com Carolina Silva Caldo, gerente de prepress da Antilhas. Ela nos conta sobre como tem sido a rotina na empresa com base na Filosofia Lean, que visa reduzir tempo e custo de produção e o desperdício em toda a cadeia de produção. E claro, produzir mais e melhor.

Leia agora:

1- Nos conte como a Antilhas tem lidado com a Filosofia Lean.
A Antilhas tem sido uma grande entusiasta da Filosofia Lean. Apesar de já ter ouvido falar em outras oportunidades, nunca tinha vivenciado os benefícios desta jornada. Como ocorre em outras organizações, a escolha da Filosofia Lean tem como principal objetivo redução de leadtime e aumento da competitividade no seu mercado, mas a transformação cultural tem impactos em outros níveis. E quando ela começa, o céu é o limite. Mas é importante ressaltar que o apoio da diretoria e gerência é um fator importante para o sucesso da jornada, pois para que ela alcance todos os níveis da organização é necessário envolvimento, disciplina e o mais importante: a busca constante por melhorias contínuas.

2- Quais foram as principais transformações de eliminação de desperdícios na Antilhas relacionadas ao desaproveitamento e perda dentro do processo produtivo, no âmbito de sustentabilidade?
A sustentabilidade está no dia a dia. Tanto na eliminação de grandes desperdícios em materiais impressos quanto em uma mudança de processo no office que implica em redução de documentação impressa ou energia elétrica, por exemplo. O Lean faz com que a indústria trabalhe de uma forma mais enxuta e proporciona as seguintes transformações e reduções de desperdícios:

– fluxo de informações altamente completas e corretas, evitando erros no processo que podem ocasionar produções incorretas e descarte de insumos por consequência;

– eliminação de retrabalhos (tanto na área produtiva quanto administrativa) gerando menos desperdícios de horas trabalhadas, gastos com setup, energia, água, etc;

– redução de estoques intermediários, pois o trabalho é feito em fluxo contínuo.

3- Quais os principais benefícios e vantagens que a Antilhas obteve ao investir na eliminação ou redução deles?
Acredito que o maior valor obtido pela Antilhas é a implantação de um pensamento Lean, que faz com que os colaboradores da empresa, em todos os níveis, pensem em fazer as atividades de uma forma mais prática, evitando os desperdícios e buscando rapidez e assertividade em cada tarefa. Assim como a sustentabilidade depende de um esforço e uma estratégia coletiva, o Lean também promove esta melhoria continua a cada dia.

 

“Acredito que o maior valor obtido pela Antilhas é a implantação de um pensamento Lean, que faz com que os colaboradores da empresa, em todos os níveis, pensem em fazer as atividades de uma forma mais prática, evitando os desperdícios e buscando rapidez e assertividade em cada tarefa.”

 

4- Um ambiente industrial que estimula a criatividade e inovação é um desafio de redução? Quais outros fatores você aponta como significativos?
Sem dúvidas, ter produtos e atitudes inovadoras combinados com os desafios de redução é um grande desafio. Por este motivo é tão importante ter todos os níveis da organização impactados por esta cultura. É demorado e trabalhoso, mas sem dúvidas, é o maior legado do Lean. Quando se trata de inovação, temos que considerar testes e experimentações intermediárias, mas quando isto é feito de forma consciente e objetiva, os desperdícios também são mitigados. A tecnologia ajuda muito neste processo, reduzindo a necessidade de entrada no parque gráfico e possibilitando pequenos testes.

5- Você acredita que ter um processo mais sustentável destaca a Antilhas frente à escolha de clientes? Detalhe essa demanda das grandes marcas.
Todos as grandes marcas tem este apelo atualmente. É o futuro, não temos mais como voltar atrás. Não resta dúvidas de que os fornecedores que estão mais aderentes as questões de sustentabilidade terão destaque. Ter uma equipe com foco em sustentabilidade na indústria, buscar certificações e, acima de tudo, ter responsabilidade ambiental desde o desenvolvimento dos produtos, passando pela produção e descarte correto de cada insumo, faz com que a Antilhas esteja entre as escolhas das grandes marcas.

6- Sustentabilidade é um fator indispensável na indústria 4.0. Na sua opinião, quais os principais investimentos que o convertedor de embalagem precisa fazer para obter um processo de menor impacto ao meio ambiente?
O principal investimento e o mais difícil deles é fomentar esta cultura na indústria, em todos os níveis. Isso é demorado e trabalhoso. Depois desta lição de casa feita, a indústria precisa mapear os aspectos e os riscos ambientais e sociais da sua atividade e então executar planos de ação visando corrigir ou mitigar estes riscos. É um processo que tem um início, mas nunca terá um final. Sempre ficará em melhoria contínua. Por este motivo é importante difundir esta cultura em todas as oportunidades.

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados