Publicidade

Conecta Verde

ANCAT, MNCR e UNICATADORES lançam campanha de solidariedade para apoiar catadores e catadoras afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Compartilhar

Rede colaborativa trabalha para dar suporte a mais de 2.700 catadores de materiais recicláveis afetados e 30 organizações impactadas pela catástrofe climática

Editado por Flavius Deliberalli

Em resposta às enchentes que devastaram diversas regiões do Rio Grande do Sul, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e a UNICATADORES, junto com uma série de parceiros, lançaram uma campanha de solidariedade emergencial. A iniciativa visa apoiar milhares de catadores atingidos direta e indiretamente pelas enchentes e que se encontram sem renda e sem condições de trabalho.

As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram gravemente a vida de mais de 2.700 catadores e catadoras. Muitos perderam suas casas e equipamentos de trabalho. Além disso, 24 organizações de reciclagem foram inundadas e outras sofreram danos, devido às chuvas. “Esses trabalhadores desempenham um papel fundamental na gestão de resíduos e na sustentabilidade ambiental, mas agora enfrentam desafios imensos para retomar suas atividades e garantir sua subsistência”, destaca Roberto Rocha, presidente da ANCAT.

As doações serão utilizadas para garantir o pagamento de renda mínima por no mínimo 3 meses, entrega de vale-alimentação pelo mesmo período, compra e distribuição de kits de higiene pessoal (mulheres, homens e crianças), além de reestruturação e retomada produtiva dos catadores, que engloba o levantamento da situação das estruturas e equipamentos atingidos, análise e dimensionamento dos investimentos necessários e um plano para a aplicação dos recursos, recuperação física das cooperativas e recuperação de instrumentos de trabalho e cadeia produtiva de catadores associados e autônomos/informais.

A Campanha de Solidariedade aos Catadores e Catadoras do Rio Grande do Sul é composta por entidades diversas, como ANCAT, MNCR, UNICATADORES, International Alliance of Waste Pickers, Pimp My Carroça, Frente parlamentar dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (FRECATA), Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), Aliança Resíduo Zero Brasil, União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), Fundação Avina e Oceana Brasil.

Para fazer uma doação, basta clicar aqui para acessar o site da Benfeitoria.


Mais informações:

ANCAT
www.ancat.org.br

MNCR
www.mncr.org.br

UNICATADORES
www.unicatadores.org.br

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados