Publicidade

Conecta Verde

Ambipar vai investir R$ 50 milhões em plano de logística reversa do vidro

Compartilhar

Com plano aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente após a publicação do decreto da logística reversa do vidro, companhia investirá em estrutura própria para a coleta de material pós-consumo e reciclagem

Editado por Flavius Deliberalli

A Ambipar vai investir R$ 50 milhões até 2030 para implementar um plano de logística reversa do vidro em todo o Brasil. De acordo com a empresa, seu projeto para cumprimento do Decreto 11.300/2022, que prevê a logística reversa de embalagens de vidro no país, foi aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A empresa informou também que vai criar um sistema de coleta, por meio de caminhões próprios, para recolhimento de vidro de grandes geradores de resíduos, como fábricas, bares, padarias e restaurantes. Além disso, a empresa também vai criar unidades de limpeza dos vidros nas cinco regiões do país. Após este processo, será feita a triagem para revenda às indústrias e a transformação em novos produtos, fechando o ciclo da economia circular.

“Com a criação de um mercado operacional, os valores do vidro ficarão mais atrativos aos profissionais da coleta e a quantidade dos resíduos despejados irregularmente irá diminuir”, afirma Maíra Pereira, diretora da Ambipar Environment.

Ainda segundo a executiva, esta é uma forma de revolucionar todo o mercado brasileiro de vidro através da logística reversa e liderar o movimento de adequação das empresas e toda a sociedade com o Decreto 11.300/2022, que entrou em vigor no final do ano passado.

O Decreto estabelece metas de logística reversa para as empresas geradoras de embalagens de vidro, definindo que, até o final deste ano, 26% do vidro inserido no mercado brasileiro seja reciclado e reintegrado à cadeia produtiva. Em 2024, a meta é de 30% e ela segue progressiva, de modo que, até 2030, será de 37,5%.

Mais informações:

Ambipar
www.ambipar.com

 

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados