Publicidade

Tecnologia, inovação e educação ambiental: os atributos que norteiam a atuação de mais de 40 anos da Polo Films

Compartilhar

Em entrevista exclusiva, empresa detalha sustentabilidade de sua linha de filmes

Por Elen Nunes / Editado por Flavius Deliberalli / Crédito da imagem: Polo Films

Fabricar filmes de BOPP de alta qualidade para a indústria de embalagens flexíveis e lidar com os desafios que envolvem a reciclagem deste tipo de material para contemplar a urgente necessidade de transformação da economia linear para circular. Em entrevista exclusiva, Tabata Quevedo, coordenadora de Desenvolvimento de Mercado, Marketing e Brand Owners e do Comitê ESG da Polo Films, explica como a empresa, há mais de 40 anos, aposta em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento sem deixar de lado o compromisso com o meio ambiente.

Leia agora:

1- Um dos pilares da atuação da Polo Films é a Sustentabilidade. Como esse tema se tornou estratégico dentro da empresa? Há objetivos e metas definidas nesse sentido?
A sustentabilidade do planeta é crucial para a sobrevivência de todos os seres vivos, e o plástico, por ser indispensável em muitos setores, como saúde, preservação de alimentos e tecnologia, é parte integrante da pesquisa e desenvolvimento (P&D) dentro da Polo Films. Trabalhamos sistematicamente na busca por alternativas sustentáveis na indústria de filmes de Polipropileno Biorientado (BOPP). Para a Polo Films, ESG (Environmental, Social and Governance) é mais do que uma sigla, é um compromisso integral que permeia toda a empresa. Com mais de 40 anos de atuação e sendo uma das três principais produtoras brasileiras de embalagens flexíveis, a Polo Films reconhece que cada iniciativa em sustentabilidade tem o potencial de gerar impactos positivos e significativos na sociedade.

2- A linha sustentável de filmes da Polo é a b-flex. Detalhe de maneira técnica o desenvolvimento e atributos de sustentabilidade dessa linha.
A Polo Films desenvolveu uma década de pesquisas de ponta quando ocorreu o lançamento do b-flex. Temos três linhas no portfólio sustentável que atuam em diferentes soluções: b-flex: filme de BOPP biodegradável que não gera microplásticos em seu processo de biodegradação, mantendo as mesmas propriedades funcionais de barreira e proteção do BOPP convencional, sendo reciclável e biodegradável (foi  premiado com a embalagem de ovo de Páscoa da Nugali); OneFlex: filme de BOPP com alta barreira a oxigênio, aromas e gorduras que viabiliza estruturas de embalagens flexíveis monomateriais (D4R – Design for recycling); FlexProtec: que possui aditivação antimicrobiana a fim de reduzir a proliferação de micro-organismos, possibilitando aumento de shelf life de produtos e redução de uso de conservantes, contribuindo para diminuir o desperdício de alimentos por exemplo. Importante destacar que, em abril de 2024, o b-flex completou dez anos de decomposição assistida pelo Eden Research Laboratory, nos Estados Unidos, onde sua biodegradabilidade foi confirmada pelo método ASTM D5511.

“A Polo Films desenvolveu uma década de pesquisas de ponta quando ocorreu o lançamento do b-flex”


3- Explique como acontece o processo de degradação do filme b-flex e seus impactos no meio ambiente. Por que é mais sustentável?

O b-flex foi desenvolvido para se decompor de forma muito mais rápida em ambientes anaeróbicos, como aterros sanitários. Enquanto um filme de BOPP convencional pode levar de 200 a 300 anos para se decompor, o b-flex reduz esse tempo em dez a 15 vezes, minimizando assim o impacto ambiental. Durante a decomposição em ambientes anaeróbicos, o b-flex se decompõe em metano, gás carbônico, água e biomassa. A água gerada pode ser utilizada para fins industriais, e o metano pode ser convertido em energia. O processo de biodegradação não libera substâncias tóxicas ou poluentes, tornando o b-flex uma solução mais sustentável.

4- Os filmes b-flex atendem quais segmentos e para quais tipos de embalagens?
O b-flex, além de possuir um processo de biodegradação acelerado, mantém todas as características do filme standard durante o uso no processo produtivo, incluindo a capacidade de reciclabilidade. Por isso, ele é adequado para as mesmas aplicações, como embalagens de bolos prontos, massas frescas, biscoitos, salgadinhos e outros alimentos. O produto é aprovado para contato direto com alimentos por órgãos reguladores como Anvisa, FDA e CE.

“Enquanto um filme de BOPP convencional pode levar de 200 a 300 anos para se decompor, o b-flex reduz esse tempo em dez a 15 vezes, minimizando assim o impacto ambiental. Durante a decomposição em ambientes anaeróbicos, o b-flex se decompõe em metano, gás carbônico, água e biomassa”

Tabata Quevedo, coordenadora de Desenvolvimento de Mercado, Marketing e Brand Owners e do Comitê ESG da Polo Films.
Embalagem de ovo de Páscoa da Nugali produzido com o filme b-flex.

5- Como é atuação da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Polo Films em busca de inovação de menor impacto ambiental?
A Polo Films investe continuamente em P&D. Nos últimos anos, a empresa lançou três produtos inovadores com alto impacto para a sustentabilidade: b-flex, OneFlex e FlexProtec. Investir no novo não é novidade para a Polo Films. Mais do que palavra de ordem da nova economia, inovação sempre fez parte de nossas ações.

6- Um dos principais desafios atuais de reciclagem no Brasil são as embalagens flexíveis. De que maneira a Polo Films tem atuado para estruturar a cadeia de reciclagem desse tipo de embalagem?
Na Polo, buscamos desenvolver diferentes soluções no portfólio sustentável, pois sabemos o quão desafiador é o tema de reciclagem para embalagens flexíveis. Trabalhamos para inovar por meio de caminhos que facilitem a reciclagem, viabilizem soluções monomateriais e biodegradáveis, produtos antimicrobianos e de alta barreira, além de projetos sociais, como a revista “Turminha da Polo”, destinada à educação de base, levando informação de qualidade e de maneira lúdica a crianças sobre sustentabilidade.

 

“Em abril de 2024, o b-flex completou dez anos de decomposição assistida pelo Eden Research Laboratory, nos Estados Unidos, onde sua biodegradabilidade foi confirmada pelo método ASTM D5511”

 


7- O que a Polo Films sugere para ampliar o conteúdo reciclado das embalagens plásticas no Brasil?
O desafio está na escassez do plástico reciclado de qualidade, custo incremental, restrições para contato com alimentos que ainda estão sendo muito discutidas, processos de reciclagem de plásticos pouco estabelecidos no Brasil, entre outros aspectos. Mesmo diante de todos esses desafios, a Polo segue em busca de soluções dentro e fora do Brasil para viabilizar soluções com conteúdo de material reciclado. As embalagens plásticas multicamadas geralmente dificultam a reciclagem. Para solucionar esse problema e aumentar a reciclabilidade, a Polo Films desenvolveu a linha OneFlex. Esse material resolve desafios relacionados à reciclabilidade de embalagens de alimentos que necessitam de grande barreira de proteção, como as embalagens de café, que, no Brasil, descartam cerca de 30 milhões de quilos de material não reciclável por ano e também as de pet food, atomatados, amendoins entre outros.

8- O setor plástico vem reforçando a importância do consumo consciente e do descarte correto do material. Quais iniciativas a Polo Films, como fabricante de BOPP, tem realizado em prol da educação ambiental do consumidor final?
A Polo Films tem um forte compromisso com a educação ambiental, especialmente na comunidade local e entre seus colaboradores. Desde 2021, a empresa apoia a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Luís de Souza, em Montenegro (RS) – onde se localiza a unidade fabril –, colaborando para o desenvolvimento das crianças e o bem-estar de suas famílias. A revista “Turminha da Polo”, destinada a crianças de 7 a 12 anos, aborda a sustentabilidade como tema central. Atualmente em sua nona edição, a revista é distribuída gratuitamente em todas as escolas municipais de Montenegro (RS), alcançando 475 alunos. Inclusive, em 2023, fizemos uma edição especial de Páscoa da “Turminha da Polo” em parceria com a Hershey’s. A revista foi entregue na escola Bernardino e em uma escola de São Roque (SP), adotada pela Hershey’s. Estamos sempre abertos a realizar ações conjuntas. Ainda sobre a Bernardino, além de ter realizado uma reforma completa na escola, a Polo Films promove oficinas sobre meio ambiente, aulas de reciclagem, plantio de hortas e compostagem conduzidas por especialistas da empresa. 

“O desafio está na escassez do plástico reciclado de qualidade, custo
incremental, restrições para contato com alimentos que ainda estão sendo muito discutidas, processos de reciclagem de plásticos pouco estabelecidos no Brasil, entre outros aspectos”

 

9- Há algum case de embalagem sustentável com a utilização do filme b-flex?
Sim, em 2022, a Polo Films conquistou o World Plastic Global Design Award na categoria “técnico”, com o b-flex. No mesmo ano, a empresa venceu o Prêmio Plástico Sul Inovação e Sustentabilidade na categoria de sustentabilidade “novos aditivos ou biomateriais”, em parceria com a Nugali Chocolates, de Pomerode (SC), e a Sulprint, de Santa Cruz do Sul (RS). O produto apresentado como embalagem sustentável, o ovo de Páscoa Joaninha, também rendeu à Nugali o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o certificado Lixo Zero.

10- A Polo Films conta com ações significativas que vão além do desenvolvimento de embalagens e atendem os princípios de ESG. A iniciativa Espiral Sustentável, por exemplo, é um projeto com benefícios tanto para o público interno como para comunidade. Explique como ela funciona, por favor, e cite outras ações nesse sentido.
A Polo Films adota práticas sustentáveis de forma contínua, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais, e trabalha para desconstruir a ideia de que o plástico é lixo. A empresa reconhece que, quando descartado inadequadamente, o plástico contribui para o acúmulo de resíduos em aterros, mares e cidades. Para enfrentar esse desafio, a Polo Films implementa o modelo de Espiral Sustentável, onde materiais que perdem utilidade são reintegrados à cadeia produtiva por meio da reutilização ou reciclagem. Esse modelo permite que a Polo Films avalie seus impactos, defina metas de sustentabilidade, integre esses princípios em sua estratégia e cultura organizacional, invista em inovação, engaje stakeholders e eduque funcionários. Além disso, monitora e comunica os resultados de forma transparente. A reciclagem de 100% dos resíduos industriais alimenta esse ciclo, expandindo a sustentabilidade ao longo do tempo.


“Além de ter realizado uma reforma completa na escola, a Polo Films promove oficinas sobre meio ambiente, aulas de reciclagem, plantio de hortas e compostagem conduzidas por especialistas da empresa”

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados