Publicidade

Seminário debate protagonismo do Nordeste na transição circular e criativa do Brasil

Compartilhar

Evento reunirá governo e setor produtivo em torno de soluções sustentáveis e inclusivas

Editado por Flavius Deliberalli

O Movimento Reinventando Futuros, responsável pelo 1º Fórum Nordeste de Economia Circular, em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Consórcio Nordeste, anuncia a realização do seminário O Nordeste na Transição Circular e Criativa. O evento será realizado na sede da Sudene, em Recife (PE), no próximo dia 15 de abril, das 9h às 17h.

A discussão sobre a economia circular no Brasil vem ganhando força nos últimos anos, impulsionada pela urgência ambiental, pelas oportunidades de desenvolvimento sustentável e pela mobilização de diversos setores da sociedade. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 85% das indústrias brasileiras já adotam práticas de economia circular, como reaproveitamento de resíduos, uso eficiente de energia e redesign de produtos. O país também se destaca globalmente na reciclagem de alumínio, com uma taxa superior a 98% das latas recicladas, o que demonstra o potencial da circularidade aplicada à prática produtiva.

Em paralelo, a economia criativa tem se consolidado como uma estratégia complementar à circularidade, agregando valor simbólico, cultural e econômico às cadeias produtivas. No Brasil, ela representa aproximadamente 3,11% do PIB nacional, de acordo com dados do Observatório Itaú Cultural (2023), e emprega mais de 7,5 milhões de pessoas, direta e indiretamente. O Nordeste desponta como uma das regiões com maior concentração de práticas culturais ligadas à inovação territorial, ao design artesanal e à valorização da identidade local.

Assim sendo, a proposta do seminário é consolidar um espaço de construção coletiva para o fortalecimento da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC), integrando a criatividade como meio de difusão e fortalecimento da circularidade nos territórios. Com foco especial na atuação do Nordeste, o evento reunirá representantes do governo federal, estadual e municipal, além de organizações multilaterais, empreendedores, especialistas e movimentos sociais.

“A economia circular não é apenas uma tendência, mas sim um pilar estratégico para o futuro da indústria brasileira, especialmente da nossa nova política industrial. No Nordeste, essa abordagem estratégica não só preserva nossos recursos naturais únicos, como também fomenta a criação de novas cadeias de valor e empregos inovadores. Temos o potencial de melhorar a competitividade da nossa Região, promovendo um desenvolvimento sustentável e includente”, afirmou Danilo Cabral, superintendente da Sudene.

A programação do evento está organizada em quatro painéis temáticos (Desafios e Avanços Circulares no Nordeste / Políticas Circulares no Recife / Economia Criativa na Transição / Estratégia Nacional de Economia Circular), intercalados com momentos de networking e participação do público.

“O Fórum Nordeste de Economia Circular é uma iniciativa construída pelo Movimento Reinventando Futuros que tem mobilizado territórios, lideranças e saberes em torno da pauta circular. A primeira edição, realizada na Bahia, foi um marco nesse processo, e agora, com o Seminário ‘O Nordeste na Transição Circular e Criativa’, damos um novo passo, aprofundando as conexões entre circularidade e criatividade como caminhos para o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Este seminário não é apenas preparatório para a próxima edição do FNEC em 2025, mas um espaço estratégico de articulação intersetorial e fortalecimento de políticas públicas para a transição circular da região”, destaca Liu Berman, criadora e embaixadora do Movimento Reinventando Futuros.

Mais do que um evento técnico, o seminário será um espaço para geração de propostas concretas, articulação intersetorial e valorização das experiências nordestinas. Ao seu final, será produzido um documento com recomendações estratégicas, que será encaminhado aos gestores públicos, instituições parceiras e lideranças sociais como contribuição prática para as próximas etapas da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC).


Mais informações:

Movimento Reinventando Futuros
www.reinventandofuturos.com.br

Sudene
www.sudene.gov.br

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados