Segundo fabricante, linha utiliza mix de materiais sustentáveis que garantem menor emissão de carbono
Editado por Flavius Deliberalli
Dando continuidade à sua jornada pela sustentabilidade, a Rider, marca de calçados da Grendene, lança a coleção Rider R4, composta por quatro novos modelos que, além de conforto e design moderno, se destacam pelo menor impacto ambiental em seus componentes.
A Grendene informou que tem realizado diversas ações para reduzir sua emissão de carbono, produzindo calçados com maior facilidade de desmontagem pós uso, com menos quantidade de componentes e maior concentração de material reciclado pré-consumo. Ou seja, aproveitando resíduos de materiais que seriam descartados em um processo de produção comum.
O carro chefe da nova coleção, o Rider R4 Space Slide, utiliza EVA biobased, material que vem da cana-de-açúcar e que é renovável por causa da sua origem vegetal. Além disso, ele é monomaterial, uma estratégia de design que facilita a etapa de reciclagem no fim de vida do produto. A coleção também conta com outros atributos de menor impacto comuns a todos os calçados fabricados pela marca: são veganos, registrados pela Vegan Society (Reino Unido), atóxicos e livres de substâncias restritas ou que causem alergia.
“A partir de um mix de materiais mais sustentáveis, estima-se que 16,7 toneladas de emissões de CO2eq já foram poupadas com produtos da Rider desde 2020. Foi possível chegar ao resultado com estudos de Avaliação de Ciclo de Vida, considerando os pares de menor impacto que já foram vendidos”, explica Carlos André Carvalho, gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da Grendene.
Mais informações:
Grendene
https://grendene.com.br/