Publicidade

Conecta Verde

Projeto desenvolvido pela GreenPlat coleta frascos de perfumes de vidro pós-consumo e direciona para cooperativas de reciclagem e para artesãos

Compartilhar

Segundo startup, iniciativa sustentável já reciclou mais de 1.200 toneladas de vidro e conta com 400 pontos de entrega voluntária em todo o Brasil

Editado por Flavius Deliberalli

Com o objetivo de atender as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a GreenPlat, startup brasileira de tecnologia que oferece um SaaS ESG baseado em blockchain, que simplifica a gestão ambiental para empresas e governo, desenvolveu o Projeto Semilla em conjunto com uma exportadora de perfumes internacional. De acordo com a startup, a ação visa garantir a coleta de vidros de perfumes pós-consumo e sua destinação para a reciclagem, por meio de parceiros de dois grandes grupos empresariais do setor de varejo no Brasil.

Ainda segundo informado pela startup, o projeto conta com um conjunto de ações sustentáveis que assegura o controle da Cadeia de Logística Reversa dos frascos de perfumes.

Dentre as iniciativas inclui-se ainda a implementação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidros e o desenvolvimento de um programa que faz toda a gestão desses materiais por meio do software PlataformaVerde, que monitora a cadeia de valor dos clientes e parceiros, do descarte até a reintrodução do vidro reciclado na cadeia produtiva.

“Sabemos que a poluição do solo é um dos principais problemas da atualidade. Dados do IBGE revelam que menos de 50% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil. Ao ano são enviados a aterros sanitários cerca de 470 mil toneladas de embalagens de vidro usado. Diante desse cenário, se faz mais que necessário analisar e fazer a gestão de todo o ciclo de vida dos perfumes. Deste modo, será possível evitar com que o efluente que está dentro do frasco contamine o solo, a água e o ar”, afirma Chicko Sousa, CEO da GreenPlat.

Além da gestão de resíduos, a GreenPlat informou que contemplou o envolvimento de uma equipe focada no desenvolvimento de oportunidades que alavancassem iniciativas sustentáveis. Sendo assim, hoje já são mais de 1.200 toneladas de vidro reciclados, 400 PEVs em lojas parceiras em todo o Brasil, 562 MWh de economia de consumo de energia e 818 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas na atmosfera. Outro ponto positivo que confirma a importância da reciclagem do vidro é a criação de empregos e geração de renda para os recicladores, que, por meio do processamento e comercialização, geram benefícios ambientais e econômicos.

Já com o monitoramento da PlataformaVerde, todo o volume de vidro recolhido é enviado para dois Centros de Distribuição, sendo que uma parte é destinada para cooperativas de reciclagem e outra parte para artesãos locais, que utilizam o upcycling em seus trabalhos.


Mais informações:

GreenPlat
https://greenplat.com/

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados